Em Portugal: 1º Seminário Luso-Brasileiro debaterá temas da radiodifusão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Empresários de rádio e TV, autoridades políticas e renomadas personalidades brasileiras e portuguesas participarão do 1º Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), no dia 13 de fevereiro, das 9h30 às 16h, em Lisboa (Portugal).


O encontro na Casa da América Latina comemora o Dia Mundial do Rádio e terá homenagens aos 100 anos do rádio no Brasil, ao bicentenário da Independência brasileira e aos 60 anos da ABERT, além de palestras e debates sobre temas de interesse do setor de radiodifusão dos dois países.
 
Entre os destaques dos painéis estão a necessidade de regras simétricas no enquadramento legal das gigantes de tecnologia que atuam como veículos de comunicação no setor de produção e distribuição de conteúdo, a responsabilização das plataformas pela divulgação de notícias falsas na Internet e as novas regras da União Europeia que regulamentam os serviços digitais.
 
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, confirmaram presença no evento.
 
O painel “O novo cenário de competição na indústria de mídia: assimetrias, marco regulatório das big techs e outras iniciativas” terá a participação do presidente da Autoridade Nacional de Comunicações portuguesa (Anacom), João Cadete de Matos, do vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, e do conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto à União Europeia, Ricardo Castanheira. A mediação será do conselheiro da ABERT e vice-presidente Institucional do grupo SBT, Roberto Franco.
 
Já o painel “Perspectivas e panorama das leis internacionais de remuneração das atividades jornalísticas pelas plataformas de Internet” terá como mediador o conselheiro da ABERT e vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, e a participação do presidente do Conselho de Administração da RTP, Nicolau Santos, do CEO da Media Capital, Pedro Morais Leitão, e do CEO da Visapress, Carlos Eugénio.
 
O encontro terá ainda um painel sobre “A economia luso-brasileira no setor da radiodifusão”, com a presença do representante da SOFID (Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento), Antônio Rebelo de Sousa, do secretário de Estado de Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, do reitor do Santuário do Cristo Redentor/Brasil, Padre Omar, e do ex- CEO da Porta dos Fundos, Christian Rôças, com mediação do presidente da Funcex, Antônio Carlos da Silveira Pinheiro.

Os "Laços que unem Brasil e Portugal" estarão na palestra do presidente do Grupo Impresa e ex-Primeiro-Ministro de Portugal, Francisco Pinto Balsemão.

A programação completa está AQUI.

As vagas para participação no seminário são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas AQUI.