Autoridades portuguesas confirmam presença em encontro luso-brasileiro de radiodifusão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em agenda de preparativos para o 1º Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, e o diretor-geral, Cristiano Lobato Flôres, participaram, ao longo da semana, em Lisboa, de reuniões com autoridades portuguesas que confirmaram presença no encontro promovido pela Associação em parceria com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX).

O evento será realizado em 13 de fevereiro, Dia Mundial do Rádio, na Casa da América Latina, e reunirá empresários de rádio e TV e personalidades do setor dos dois países. Em pauta, as comemorações dos 100 anos do rádio no Brasil, do bicentenário da Independência brasileira e dos 60 anos da ABERT, além de temas de interesse da radiodifusão.

Durante as visitas, na terça-feira (17), confirmaram presença o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), João Cadete de Matos, o secretário de Direitos Autorais do Ministério da Cultura de Portugal, Francisco Guerra, o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro.

Na quarta-feira (18), os representantes da ABERT visitaram as três grandes redes de TV portuguesas. Na SIC, canal que lidera a audiência no país, o encontro foi com o presidente do Conselho de Administração e ex-primeiro-ministro de Portugal, Francisco Balsemão, e com o diretor de Relações Institucionais, Albérico Fernandes. Na TVI, Lara Resende e Lobato Flôres foram recebidos pelo presidente da emissora, Pedro Morais Leitão e pelo diretor geral José Eduardo Moniz e, na quinta-feira (19), o encontro foi com o presidente do Conselho de Administração da rede pública RTP, Nicolau Santos.

“Foram reuniões bastante positivas e que nos deram um quadro sobre a comunicação em Portugal. Todos confirmaram presença no evento da ABERT e com certeza trarão grande contribuição aos painéis de debate”, avaliou o presidente da ABERT.

Ainda na quinta-feira, uma reunião com representantes da Casa da América Latina e da FUNCEX definiu os últimos detalhes sobre a programação. Além da ABERT, participaram do encontro Cristina Valério, Paulo Fernandes, Carla Antunes, Raquel Marinho e Bruno Gutman.

Na semana passada, o ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, e o vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, já haviam confirmado participação no seminário.

A programação completa será divulgada em breve.