Notícias

    Público prestigia exposição sobre centenário do rádio em SP

    Centenas de profissionais de rádio e TV, artistas, estudantes e autoridades políticas participaram, na terça-feira (20), da inauguração da exposição “Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu”, no Solar Fábio Prado, em São Paulo (SP).

    Promovida pela Fundação Padre Anchieta, com apoio da ABERT, a exposição homenageia o centenário do rádio em São Paulo, a ser comemorado em novembro deste ano, com uma seleção de áudios históricos, músicas e vídeos que marcaram as várias décadas.

    Na abertura oficial, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, destacou a importância do rádio na vida do brasileiro. “Isso é o rádio: forte, firme, seja pelo ar, pela internet, um meio que guarda a magia de ser sempre jovem, atual, e que, nesse primeiro século de existência, acompanhou e acompanha tão bem as inovações tecnológicas, mantendo-se em permanente evolução”, disse Lara Resende.

    Representando a classe artística, a premiada atriz Laura Cardoso, de 95 anos, foi a homenageada do evento e se emocionou com a surpresa. Com mais de 50 novelas no currículo, Laura Cardoso começou a carreira de atriz de radionovelas na Rádio Cosmos.

    Assinada pela Caselúdico, a exposição tem curadoria do pesquisador Elmo Francfort, coordenador do Centro de Memória da ABERT, e reproduz algumas das salas do Memorial Virtual da ABERT.

    “Emoção é um sinônimo de rádio. O intuito é mostrar que o rádio não somente permanece como fonte de informação, entretenimento e cultura, mas como linguagem em constante reinvenção e adaptação, inspirando novas formas de comunicação sonora”, afirma Francfort.

    Em um dos espaços, o público encontra áudios regionais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, que compõem o projeto Rádio em Movimento, produzidos com o apoio das associações estaduais de radiodifusão em 2022, quando a ABERT comemorou os 100 anos do rádio no Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.

    Recursos tecnológicos, como QR codes, compõem a cenografia, que apresenta vários ambientes que encantam visitantes de todas as gerações.

    De acordo com o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, “a proposta da exposição é mostrar como o rádio se tornou um dos principais meios de comunicação no país, levando notícias, música, entretenimento e cultura para milhões de brasileiros. Além disso, a Rádio Cultura participará ativamente do aprofundamento dos conteúdos da exposição”.

    A exposição estará aberta ao público até o dia 14 de agosto e conta ainda com o apoio da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo), Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Rádio Cultura FM 103.3 e Rádio Cultura Brasil FM 77.9 AM 1200 de São Paulo.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar