Notícias

    Radiodifusores de todo país prestigiam Congresso da AERP

    Durante três dias, empresários e profissionais de rádio e TV de todo o Brasil participaram, em Foz do Iguaçu (PR), do 26º Congresso Paranaense de Radiodifusão, que teve como tema “Criatividade e Credibilidade”.


    Promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert-PR), o encontro teve início na segunda-feira (20), com a presença de presidentes das associações estaduais, do governador do Paraná, Ratinho Junior, além de outras autoridades e personalidades.

    Na cerimônia de abertura, o presidente da AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV) e vice-presidente da ABERT, Roberto Cervo Melão, destacou a importância do evento e os desafios do setor.

    “O enfrentamento à assimetria regulatória que persiste entre os veículos tradicionais e as gigantes de tecnologia é imperativo. Não é sustentável que os meios de comunicação se sujeitem a uma série de regulamentações rigorosas e as plataformas digitais fiquem livres para operarem em uma esfera bem menos regulamentada. Ressalto que este desequilíbrio prejudica a concorrência, mas não só isso: também ameaça a pluralidade de vozes e a diversidade de conteúdo que são a espinha dorsal de uma sociedade democrática”, afirmou.

    O presidente da AERP, Caíque Agustini, ressaltou a unidade dos radiodifusores e o fortalecimento da radiodifusão.

    “Tanto o rádio quanto a televisão são muito mais do que um negócio, eles são construtores de pontes. A nossa essência é a emoção e a credibilidade das pessoas que fazem a magia acontecer no dia a dia”, disse Agustini.

    Já Ratinho Junior destacou o tema do congresso. “A criatividade é a cara do radiodifusor. É se inventar, se renovar. Este simpósio vai nos dar, cada vez mais, uma visão daquilo que é possível ser feito”, afirmou o governador.

    Na terça e quarta-feiras, os participantes assistiram às palestras sobre temas como criatividade, regulação e liberdade de expressão.

    O publicitário Luiz Ritton e o especialista em marketing e inovação Jean Sigel levaram ao público reflexões sobre a adaptação da TV e do rádio ao cenário atual de tecnologia. Ritton mencionou a importância de os veículos entenderem o impacto das marcas e como fortalecer a presença nos negócios. Sigel, por sua vez, apresentou exemplos de projetos realizados e ações percebidas no dia a dia.

    O advogado constitucionalista André Marsiglia conduziu o painel ˜Liberdade de expressão x Responsabilidade” e fez um paralelo entre os avanços do Estado e a garantia do cidadão de se expressar. “Quanto mais madura é a democracia, mais amplo é o exercício desse direito, a possibilidade que o Estado oferece a você de exercer esse direito”, afirmou.

    Regulação

    O diretor de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações (MCom), Tawfic Awaad Junior, e o coordenador de Processos de Licenciamento de Radiodifusão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Oseias de Aguilar, abordaram “Os desafios da regulação no Brasil”.

    Tanto os processos regulatórios quando as estratégias para superar os obstáculos foram tópicos do painel. Ao apresentar um balanço das ações do MCom, Tawfic destacou a portaria sobre o saldo remanescente do GIRED, as diretrizes para a TV 3.0, a instalação de infraestrutura compartilhada no Programa Digitaliza Brasil, com 1.565 municípios atendidos, e a ampliação do serviço para novos interessados.

    Força do rádio

    Já a diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, Giovana Alcantara, destacou a importância do rádio na palestra "A Onda Sonora da Modernidade: Áudio e a Evolução do Rádio". Em debate, o papel do áudio de uma forma geral para a população brasileira, e também no recorte da região Sul.

    De acordo com dados da pesquisa Inside Audio 2023, 76% dos ouvintes de rádio acreditam que o meio está com conteúdo e formato mais modernos. Outro dado revelado é que 80% da população escuta rádio, com uma média diária de consumo de 3h55.

    No painel "Liberdade de expressão, fortalecimento da democracia", o cientista político Fernando Schüler encerrou a rodada de palestras, com uma análise do cenário brasileiro e a relação entre liberdade de expressão e o fortalecimento da democracia.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar