Incentivar a competitividade, desburocratizar o setor produtivo, investir em logística e fortalecer o empreendedorismo são ações propostas pelo projeto que cria a Política Nacional de Incentivo às Agroindústrias.
O autor, deputado Evair de Melo (PV-ES), detalhou à Rádio ABERT as ações que poderão ajudar o Brasil a sair da atual crise econômica.
Leia os principais trechos da entrevista.
Como vai funcionar a Política Nacional de Incentivo às Agroindústrias?
O Brasil é líder mundial na produção de várias mercadorias e a exportação desses produtos é muito importante para a economia do Brasil. Mas precisamos dar um passo seguinte, agregando valores nos produtos e remunerando melhor nossos agricultores. A consequência disso será exportar produto acabado ou semi elaborado, e isso acontecendo, fará com que o país ganhe mais dinheiro e respeito com a exportação. Hoje, muitas vezes exportamos a matéria prima e o país comprador finaliza o produto.
Quais as principais ações propostas?
Posso citar alguns pontos importantes que constam na proposta. Talvez o mais importante seja desburocratizar a abertura das empresas e pagamento de impostos. Depois, regularizar as empresas que operam de forma informal, criar fator de competitividade entre as empresas, investir em logística, entre outros pontos.
Como o governo pode ajudar à agroindústria?
O Estado tem que cumprir a sua parte, criar facilidades para o setor produtivo. Os empresários não aguentam mais a tamanha burocracia que se tem. Infelizmente o Estado anda perdido. Os órgãos competentes não trabalham juntos. É a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) que não fala com o Ministério da Fazenda, que por consequência não fala com o Ministério de Comércio Exterior. Esse distanciamento atrapalha o crescimento do Brasil. O Estado brasileiro tem má vontade em incentivar o empreendedorismo. Os empresários precisam respeitar as legislações trabalhista, ambiental e vigilância sanitária, mas é preciso que o Estado seja um facilitador para tudo isso.
Criar facilidades para os empresários poderá ajudar no crescimento do país?
Com certeza. Criar políticas públicas que ajudem as pessoas vai fazer com que as pessoas comecem a confiar no Estado. Isso acontecendo, o país vai crescer com novas empresas, com geração de emprego, pagamento de impostos, entre outros. Essa confiança fará com que empresários, grandes ou pequenos, voltem a investir no país.