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    Levantamento da UNESCO, órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, aponta que nos últimos 11 anos, 37 jornalistas foram assassinados no Brasil.

    O número foi divulgado na quarta-feira (3), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, e ressalta a importância do respeito aos princípios fundamentais da liberdade de imprensa. O Brasil ocupa a sexta posição entre os países mais perigosos para o exercício da profissão, perdendo apenas para Síria, Iraque, Paquistão, México e Somália.

    Por unanimidade, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta quinta-feira (4), que não cabem restrições à publicidade em rádio e televisão de bebidas com teor alcoólico inferior a 13 graus Gay Lussac (GL) – como cervejas e vinhos. Apenas as bebidas de graduação alcoólica superior continuam com os comerciais limitados ao período de 21h às 6h.

    Para homenagear o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e a UNESCO lançaram uma campanha que lembra a importância do jornalismo profissional no combate à notícia falsa.

    Liberdade de Imprensa como cláusula pétrea da Constituição foi o tema da palestra da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, durante a 9ª edição do Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, nesta quarta-feira (3), em Brasília. O fórum reuniu jornalistas, estudantes, e representantes de entidades que defendem a liberdade de expressão na data em que se comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

    Após intenso trabalho da ABERT, as emissoras de rádio e TV não serão obrigadas a apresentar as informações cadastrais, técnicas e financeiras até o dia 30 de abril, sob pena de abertura de processo administrativo para apuração de infração.

    O rádio, mídia que já nasceu móvel, alcança 89% das pessoas das 13 principais regiões metropolitanas de todo o país. A porcentagem equivale a 52 milhões de brasileiros, de acordo com a pesquisa Book do Rádio, da Kantar Ibope Media. O estudo revelou ainda que, de janeiro a novembro de 2016, os ouvintes passaram, em média, 4h36 por dia sintonizados, o que representa cerca de 20% do dia.

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