Notícias

    Acaert reúne bancada catarinense federal

    A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) promoveu nesta quarta-feira, 26, café da manhã com parlamentares catarinenses do Congresso Nacional. O evento foi realizado na sede da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), em Brasília.

    Abert lança abaixo-assinado eletrônico pela flexibilização do programa A Voz do Brasil

    Com o tema “A voz que eu quero ouvir”, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) lançou nesta quinta-feira, 27, em Brasília, uma campanha pela flexibilização do horário do programa A Voz do Brasil.
    A iniciativa pretende mobilizar a sociedade com um abaixo-assinado eletrônico pela aprovação do Projeto de Lei 595/2003, da deputada Perpétua Almeida (PC do B – AC), que permite iniciar o programa entre 19h e 22h.  

    A proposta aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados e, caso aprovada, depende apenas de sanção presidencial. Para pressionar pela sua inclusão na pauta, a cada assinatura na petição, será enviado um aviso por e-mail, Facebook e Twitter para os 513 deputados.

    A campanha, elaborada pela agência Lew Lara, defende o compromisso social do rádio e o direito dos cidadãos de acessarem informações importantes em qualquer horário. Durante a Copa do Mundo, por exemplo, 1/3 dos jogos coincidirá  com a transmissão do programa obrigatório.

    “Não está em discussão se A Voz do Brasil é boa ou ruim. Consideramos que ela presta um importante serviço para a sociedade. O que se discute é o poder de escolha da população, que hoje (às 19h) se resume a escutar o programa ou a desligar o rádio”, explicou o presidente da Abert, Daniel Slaviero.

    Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada pela Abert nesta manhã mostra que a mudança tem amplo apoio popular, com 68% dos brasileiros favoráveis. Para Slaviero, isso se deve à interrupção de informações sobre trânsito, em horário de pico, e de coberturas de fatos relevantes, como catástrofes.  “Vimos, recentemente, casos de enchentes em Rondônia e no Rio de Janeiro, quando a população precisava de uma informação específica, que foi interrompida no rádio”, disse.

    “No próprio Congresso Nacional, quantos projetos de lei de relevância nacional estavam sendo debatidos às 19h, como a nova legislação dos portos ou os direitos trabalhistas das empregadas domésticas, e a transmissão dos debates foi interrompida pela A Voz do Brasil?”, recordou.

    O presidente da Abert lembrou ainda que, quando o programa foi lançado, em 1935, havia somente  41 emissoras comerciais no Brasil. Atualmente, apenas a rede de radiodifusão governamental dispõe de 667 emissoras. “Hoje o governo e os parlamentares têm múltiplos meios de acesso à população e sua região, seja pelo rádio, televisão ou internet”, disse Slaviero.

    Além disso, o mercado privado de comunicação no país soma 317 geradoras comerciais de TV, 4,6 mil emissoras de rádios, 4,8  mil jornais e 5,8 títulos de revistas.

    Acesse o abaixo-assinado em: www.avozqueeuqueroouvir.com.br

    Baixe o material da campanha em: http://www.abert.org.br/web/images/vozdobrasil/voz.zip


    Siga-nos
    Facebook: www.facebook.com/avozqueeuqueroouvir
    Twitter: @avozqueeuquero

    Assessoria de Comunicação da Abert

    A flexibilização do horário do programa A Voz do Brasil, que permitiria iniciá-lo entre 19h e 22h, tem amplo apoio popular e aumentaria a sua audiência, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 27, em Brasília.


    Segundo o levantamento, 68% dos brasileiros são favoráveis e o saldo dos que ouviriam mais o programa é de 13 pontos percentuais. Encomendada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a pesquisa foi apresentada durante o lançamento da campanha “A Voz que eu quero ouvir”.

    Permitir o início da transmissão até as 22h é o que propõe a deputada Perpétua Almeida (PC do B – AC) por meio do projeto de lei 595/2003. O texto já passou pelo Senado e aguarda  votação definitiva na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, depende apenas de sanção presidencial.

    O estudo do Datafolha revelou a percepção do brasileiro diante de A Voz do Brasil: 64% julgam o programa importante, mas 59% nunca sintonizam nele. Entre os 41% que o acompanham, apenas 7% ouvem do início ao fim.
    A pesquisa mostrou ainda que 22% dos entrevistados ouviriam mais A Voz do Brasil, resultando em aumento de 13 pontos percentuais na audiência. Desta forma, haveria uma provável redução do grupo de não ouvintes, que cairia dos atuais 59% para 51%.

    Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, a ampliação do horário seria responsável pelo aumento do número de ouvintes. “Hoje, quem não pode ouvir às 19h não tem outra opção. Aumentando a exposição, a audiência também cresce. É uma alternativa boa para o rádio e para o programa”, afirma.

    O Instituto Datafolha ouviu 2.091 entrevistas, entre os dias 18 e 19 de fevereiro, em 135 municípios. Para garantir a representatividade, a amostra mescla entrevistados de todos os estados e classes econômicas, sendo que 39% residem em regiões metropolitanas e 41% no interior.  A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Acesse a pesquisa completa em: http://www.abert.org.br/web/index.php/bibliotecas/2013-05-22-13-32-13/category/pesquisas-sobre-o-setor-de-radiodifusao

    Baixe as peças da campanha em: http://www.abert.org.br/web/images/vozdobrasil/voz.zip


    Siga-nos
    www.avozqueeuqueroouvir.com.br
    Facebook: www.facebook.com/avozqueeuqueroouvir
    Twitter: @avozqueeuquero

    Assessoria de Comunicação da Abert

     Nas primeiras sessões públicas realizadas em oito capitais brasileiras, o Ministério das Comunicações recebeu 819 pedidos de migração de rádios AM para a faixa de FM. O número de requerimentos abrange 83% das emissoras AM que operam nos Estados onde já ocorreram os encontros: São Paulo, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Mato Grosso do Sul.

    O relatório do senador Lobão Filho (PMDB-MA) para a reforma do regimento interno do Senado Federal propõe a extinção da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A comissão é responsável por analisar matérias legislativas sobre comunicações, telecomunicações, radiodifusão e transmissão de dados, renovação e concessão de outorgas, entre outros temas.

    As campanhas publicitárias do Tribunal Superior Eleitoral no rádio e na TV para as eleições de 2014 seguem com a veiculação da peça “Mulher na Política”, que teve início no último dia 20 e segue até 30 de junho.

    Composta de um vídeo e de um spot de 30 segundos cada, a campanha incentiva as mulheres a participar da política do país, encorajando-as a se candidatarem a cargos eletivos em outubro deste ano (para baixar as peças, acesse aqui).

    A veiculação das peças da segunda fase da campanha sobre cadastramento biométrico segue até 31 de março. O filme de 30 segundos aborda sobre a necessidade de os cidadãos verificarem quais cidades estão fazendo o recadastramento e lembra que o prazo para coletar as digitais e atualizar os dados junto a Justiça Eleitoral já está acabando.

    Também com duração de 30 segundos, o spot de rádio fala sobre a necessidade de o eleitor registrar suas digitais para votar nas eleições de outubro.

    Outros temas a serem divulgados no decorrer de todo o primeiro semestre são: alistamento de eleitores, cadastramento no caso de mudança de domicílio eleitoral; incentivo à atuação de mesários; acessibilidade nas seções eleitorais; voto em trânsito.

    Mais informações ou dúvidas pelo e-mail Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone 61 3030 7078.


    Com informações do TSE

     A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira,25, por meio de votação simbólica (sem o uso do painel eletrônico), o projeto de lei que regulamenta a internet brasileira, conhecido como Marco Civil da Internet. A regulamentação, proposta pelo Executivo ao Legislativo em agosto de 2011, define os direitos e deveres de usuários e empresas na web, bem como os casos em que a Justiça pode requisitar registros de acesso à rede e à comunicações de usuários.

    A VOZ QUE EU QUERO OUVIR

     

     

    Flexibilização do programa A Voz do Brasil é apoiada por 68% dos brasileiros e aumentaria 13% da audiência

    A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) lançou nesta quinta-feira, 27, em Brasília, uma campanha pela flexibilização do horário de transmissão do programa A Voz do Brasil, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h.

    Assinada pela agência Lew Lara, a campanha pretende mobilizar a sociedade com um abaixo-assinado eletrônico pela aprovação do Projeto de Lei 595/2003, da deputada Perpétua Almeida (PC do B – AC), que permite iniciar a transmissão do programa entre 19h e 22h.  A proposta aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados e, caso aprovada, depende apenas de sanção presidencial.

    De acordo com o presidente da Abert, Daniel Slaviero, a campanha acontecerá em todas as mídias, mas aposta no engajamento do cidadão, por meio das redes sociais e de um abaixo-assinado eletrônico que pode ser assinado no hotsite da campanha.

    Segundo ele, a flexibilização tem amplo apoio popular. De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada pela Abert, 68% dos brasileiros são favoráveis à mudança, enquanto 26% se posicionam contrários.

    Caso o horário de transmissão seja ampliado, a audiência aumentaria até 13 pontos percentuais, já que 22% declaram que passariam a ouvir mais a Voz do Brasil, conforme o levantamento. Desta forma, haveria um provável encolhimento do grupo de não ouvintes, que cairia dos atuais 59% para 51%.

    A pesquisa apontou ainda que 81% da população ouvem rádio, mas que apenas 41% dizem ouvir o programa. Destes, somente 7% ouvem todo o programa.

    Foram realizadas 2.091 entrevistas entre os dias 18 e 19 de fevereiro em 135 municípios. Para garantir a representatividade, a amostra mescla entrevistados de todos os estados e classes econômicas, sendo que 39% residem em regiões metropolitanas e 41% no interior.  A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

    O abaixo-assinado por ser acessado em: www.avozqueeuqueroouvir.com.br

    As peças da campanha podem ser baixadas em: http://www.abert.org.br/web/images/vozdobrasil/voz.zip

    A pesquisa Datafolha sobre o que pensa o brasileiro sobre a flexibilização de A Voz do Brasil pode ser acessada no www.abert.org.br, em Biblioteca.

     

    IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIZAÇÃO

    A flexibilização amplia o tempo de transmissão do programa e oferece alternativas ao ouvinte que não consegue ouvir o programa às 19h. A medida permite, por exemplo, que a população tenha acesso a informações sobre o trânsito no horário de rush, dentre outros assuntos de seu interesse. Durante a Copa do Mundo, por exemplo, cerca de 1/3 dos jogos acontecerão às 19h. Sem flexibilização, o rádio não pode transmitir as partidas e informar sobre trânsito e manifestações nas redondezas dos estádios.

    HISTÓRIA

    Quando A Voz do Brasil foi instituída, em 1935, havia 41 emissoras comerciais no país. Nos últimos 79 anos, os governos ampliaram sua rede de comunicação com o cidadão. Apenas a rede de radiodifusão governamental dispõe de 667 emissoras de rádio e TV. Além disso, existem 4619 emissoras comerciais no país e 4970 educativas e comunitárias, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

    Mais informações:

    Hotsite: www.avozqueeuqueroouvir.com.br

    Facebook: www.facebook.com/avozqueeuqueroouvir

    Twitter: @avozqueeuquero

    Contatos

    Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
    Assessoria de Imprensa
    Kennia Rodrigues ou Naiara Leão
    61 2104 4616/ 4632
    Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
    Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

     A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) lança nesta quinta-feira, 27, às 10h, em Brasília, uma campanha nacional pela flexibilização do horário de transmissão do programa A Voz do Brasil, veiculado diariamente às 19h pelas emissoras de rádio do país. O lançamento será transmitido em tempo real no Webnário da Abert.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar