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    Mais de 600 congressistas, entre empresários, profissionais do rádio e da TV de todo o país, além de representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), confirmaram participação no 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, que acontece de 22 a 24 de maio no Centro de Convenções de Florianópolis (SC).

    Após o adiamento de 2020 por causa da pandemia, o evento voltará a ser presencial e reunirá também expositores na Feira de Produtos e Serviços.

    Considerado um dos mais importantes eventos de radiodifusão do sul brasileiro, o congresso da ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) terá como tema “Pensando grande em novos tempos”, com painéis sobre as perspectivas para o setor, no momento pós-pandemia.

    Na segunda-feira (23), o painel “Novos Modelos de Negócios e o Potencial do 5G para a Radiodifusão” contará com a presença do vice-presidente da ABERT, Roberto Cervo Melão, além do representante do Vibra/Grupo Bandeirantes, Allen Chahad, e do diretor de Tecnologia do 5G-MAG, Jordi Joan Giménez.

    O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, confirmou presença na abertura do encontro, no domingo (22).

    Outro destaque do congresso é a entrega da Comenda ACAERT para personalidades da radiodifusão catarinense, escolhidas pela dedicação e serviços prestados ao setor.

    Os participantes também conhecerão os vencedores do Prêmio Microfone de Ouro, que destacará profissionais do rádio, televisão, agências de propaganda e acadêmicos de comunicação.

    “É o primeiro grande evento que a entidade consegue promover presencialmente, oportunidade do reencontro com o associado”, ressalta o presidente da ACAERT, Silvano Silva.

    Toda programação do evento será transmitida pelo site da associação.
     
    Para acompanhar a transmissão ao vivo, clique aqui. 

    Em encontro realizado na manhã desta sexta-feira (20), no Recife (PE), a Associação das Empresas de Rádio e TV de Pernambuco (ASSERPE) reconduziu o radiodifusor Nill Jr à presidência da entidade, assim como a atual diretoria, para mais três anos.

    “Depois de um ciclo marcado por uma pandemia, mas com avanços institucionais e administrativos, vamos seguir juntos nesse último período desse time, consolidando os projetos e avanços em defesa da radiodifusão pernambucana, sempre alinhados à entidade mãe, a ABERT”, afirmou Nill Jr. 

    Dentro da programação dos 35 anos da ASSERPE, foram homenageados os radiodifusores Vicente Jorge, Cléo Niceas e Maria Cleone, fundadores da associação, a Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco (ACDP), pelos 100 anos de criação, e a Globo Pernambuco, pelos 50 anos de atuação no estado.

     

    O inverno ainda não começou e uma massa de ar polar derrubou as temperaturas nas várias regiões brasileiras. Campanhas de agasalho e ações emergenciais foram desenvolvidas para ajudar, especialmente, a população em situação de rua.

    Mais uma vez, o rádio e a TV das cidades mais atingidas pela onda de frio intenso entraram em campo, apoiando as iniciativas com informações sobre pontos de coleta e doação de cobertores e alimentos.

    A todo o momento, as emissoras entraram com uma programação dedicada à atualização de dados meteorológicos e dicas sobre como enfrentar as baixas temperaturas. "É a radiodifusão unida em prol de nossa população, auxiliando com informações precisas e prestando um serviço que em muito ajuda a sociedade brasileira", lembra o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

    Após parceria com o Tribunal Superior Eleitoral no combate à desinformação nas eleições de 2022, a ABERT aderiu ao PROFI (Programa de Fortalecimento Institucional a Partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral), voltado para o desenvolvimento de ações coordenadas para conter a onda de desconfiança e reforçar os valores das instituições eleitorais.

    O programa destacará a segurança dos pleitos nacionais, com ênfase na imparcialidade, profissionalismo e importância da Justiça Eleitoral.

    De acordo com o TSE, a desconfiança nas instituições públicas, experimentada em termos gerais em praticamente todos os países, impacta os organismos eleitorais de forma especialmente complicada, exigindo um planejamento estratégico próprio, focado na gestão da imagem social.

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu, na quarta-feira (18), a Consulta Pública nº 31, para receber as contribuições à proposta de alteração do Ato de Requisitos Técnicos de Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão de Sons e Imagens e de Retransmissão de Televisão.

    Entre as alterações sugeridas na minuta do texto, está a proposta de reclassificar as estações retransmissoras auxiliares como complementares e a definição da área mínima de cobertura para prestação do serviço de TV e RTV.

    As contribuições e sugestões fundamentadas e devidamente identificadas devem ser encaminhadas pelo novo sistema “Participa Anatel”, disponível na página da Agência na internet (http://www.anatel.gov.br) até as 23h59 do dia 1º de julho de 2022.

    Ver televisão pelo próprio televisor e no momento em que o programa está sendo transmitido continua sendo a preferência do consumidor brasileiro, Apesar do hábito crescente de ver TV quando e onde desejamos, a TV linear é responsável por 79% do tempo de consumo do conteúdo televisivo dentro de casa e por 21% para os serviços de streaming.

    Os dados estão no estudo Inside Video 2022, da Kantar IBOPE Media. Além de apontar o perfil dos espectadores de vídeo no Brasil, a pesquisa mostra que, em 2021, o brasileiro passou em média 5h37min por dia em frente à tela. Na divisão do tempo dedicado à TV, o jornalismo foi responsável por 25% da preferência, seguido pelo consumo de novelas, com 18%, programas de auditório, com 9% e reality shows, com 4%.

    Para a Kantar IBOPE, a programação ampla, variada e de credibilidade leva ao sucesso do meio. O estudo mostra ainda que o impacto causado pelo formato em vídeo também chama a atenção do mercado publicitário. Em 2021, 63% de todo o investimento publicitário foi feito em formatos de vídeo, com destaque para a popularidade dos reality shows. 

     

     

    Em 6 de maio de 1937, estreava a “Sociedade Bandeirante de Radiodifusão”.

    O maestro José Nicolini convenceu José Pires de Oliveira Dias, dono da Drogasil, a investir em rádio. A “Bandeirante”, no singular, nasceu erudita, com talentos como Enéas Machado de Assis, Miguel Izzo, Marcelo Tupinambá, Tito Fleury, Joaquim Carlos Nobre, Plínio Freire de Sá Campello e Mário de Araújo. Um ano depois, quase faliu. 

    Foi salva por Octávio Gabus Mendes na direção artística. A Bandeirante virou popular, com radioteatros, esporte, auditório e jornalismo, com cobertura, inclusive, da II Guerra Mundial. Depois Nicolini assumiu o artístico e a “PRH-9” ficou conhecida como “a mais popular emissora paulista”. 

    Porém, a conta não fechava. Os sócios venderam a agora “Bandeirantes” aos Machado de Carvalho, donos das Emissoras Unidas, que tinham a Record como principal estação. Em 1947, o grupo vendeu a futura “RB” ao governador paulista Adhemar de Barros. Com divergências entre diretores, o político convocou o genro para colocar ordem na rádio. Era João Saad, que demonstrou talento e logo assumiu a emissora. Começava aí o sucesso do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

    Apesar da ascensão do streaming e da concorrência com outras mídias, o rádio continua mostrando sua força globalmente, ampliando a audiência e popularidade. É o que mostra levantamento do Grupo Marktest, que apontou o crescimento no consumo desse veículo de comunicação em países como Austrália, Alemanha, Reino Unido, EUA, França, Portugal e também no Brasil.

    Em Portugal, por exemplo, o consumo de rádio aumentou expressivamente, passando de uma audiência acumulada de 55,8% para 59,3%. A medição revelou, ainda, que além do tempo médio dedicado ao rádio ter aumentado, o período da manhã, entre 6h e 10h, é o que concentra o maior nível de consumo, com 30,7% de audiência acumulada.

    A faixa etária é outro ponto que vale destacar: ouvintes entre 35 e 44 anos são os que possuem maior afinidade com o meio de comunicação, registrando níveis de audiência 29% acima da média.

    O mesmo cenário se repete na Austrália, onde o rádio registrou uma marca histórica de audiência, gerando um aumento de 3,2% na receita publicitária no trimestre de março de 2022, totalizando US$ 158,3 milhões. 

    A pesquisa de audiência foi realizada pela GfK, que levou em consideração os principais mercados australianos, concentrados nas cidades de Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide. Nessas localidades, o rádio consagrou a marca histórica de 11,6 milhões de ouvintes por semana, número relacionado ao período de fevereiro a abril deste ano. Isso resulta em 2,5% a mais na comparação com o mesmo período de 2021. 

    Considerado um dos eventos de radiodifusão mais importantes do sul brasileiro, o 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão continua com as inscrições abertas.

    Empresários e profissionais do rádio e da TV de todo o país estarão reunidos nos dias 22 a 24 de maio no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul) para conhecer e acompanhar os destaques e tendências do mercado de radiodifusão.

    O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, confirmou presença na cerimônia de abertura, no dia 22, que contará ainda com representantes do Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM), além de autoridades locais e presidentes de associações estaduais.

    Outro destaque da abertura é a entrega da Comenda ACAERT para personalidades da radiodifusão catarinense, escolhidas por uma comissão da entidade, pela dedicação e serviços prestados ao setor.

    Entre os palestrantes confirmados estão publicitários e gestores artísticos de emissoras locais. Também confirmaram presença o apresentador do SBT, Carlos Roberto Massa, o Ratinho, o jornalista do Grupo Globo, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, e o jornalista da Record, Celso Zucatelli.

    Os participantes do Congresso terão ainda a oportunidade de conhecer as novidades de produtos voltados para a radiodifusão. Sistemas de gestão, aplicativos, soluções digitais e equipamentos são algumas das ferramentas que estarão em evidência na Feira de Produtos e Serviços.

    Os vencedores do Prêmio ACAERT Microfone de Ouro serão conhecidos em cerimônia marcada para o dia 23.

    Para conferir a programação completa do Congresso da ACAERT, clique aqui.

     

     

     

    Em parceria com o Sebrae/CE, a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) abriu inscrições para o “Programa Superação”, voltado para a capacitação de gestores de micro e pequenas empresas associadas.

    A iniciativa pretende levar conhecimento e orientações para implantação de ferramentas de gestão, controle e planejamento de negócios, além de inovação de produtos e processos e ações de comercialização.

    Nesta primeira fase, o Sebrae fará um diagnóstico para a aplicação dos conhecimentos e técnicas de gestão para o melhor desempenho na condução da emissora de rádio.

    Em seguida, um plano de ação será elaborado e encaminhado para validação da ACERT.

    As inscrições para o “Programa Superação” estão abertas e devem ser realizadas até 15 de junho. Para se inscrever, clique aqui.

     

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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