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                                                                                                                                                                                                                                https://youtu.be/QlsxKb_oWOI

     

    As inscrições gratuitas para o programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para as emissoras e profissionais de rádio e TV, podem ser feitas até as 8h do dia 28 de janeiro por associados e não-associados à ABERT pelo link: https://bit.ly/3sIAjsX.

    O Acelerando a Transformação Digital é uma parceria da ABERT e da Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, com apoio do International Center for Journalists (ICFJ, sigla em inglês).

    O jornalista e supervisor de Produção Executiva para a AJ+, Jon Laurence, gravou um vídeo convidando  para a primeira sessão online, que acontece no dia 10 de fevereiro.

    O convidado é especialista em conteúdo digital e redes sociais e responsável por liderar a redação da plataforma digital da AL Jazeera, voltada para millennials.

    No painel “A disputa por atenção na era dos vídeos curtos”, Jon Laurence abordará as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e reter a atenção da audiência frente à diversidade de meios de comunicação nos dias de hoje. Ao final do encontro, os participantes poderão encaminhar perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

     

    Sobre o Acelerando a Transformação Digital

    O programa conta com duas fases: a primeira, uma série de treinamentos virtuais com especialistas internacionais em mídia, que abordarão temas como monetização, melhores práticas para distribuição de conteúdo, audiência, cultura de dados e novos formatos de produção.

    Na segunda fase – após a conclusão do treinamento – os inscritos que participarem de pelo menos 75% das sessões também poderão se inscrever para a etapa de mentoria, com a possibilidade de receber investimentos de até US$15 mil para apoio aos selecionados no desenvolvimento de projetos.

    Ao todo serão seis encontros online que acontecerão uma vez por semana e debaterão os principais desafios e oportunidades do ecossistema de rádio e televisão no processo de transformação digital:

    A disputa por atenção na era dos vídeos curtos
    Monetização: como buscar novas fontes e aumentar a receita
    Estratégias de cultura orientada por dados
    Conteúdo digital: novas formas e formatos para produção e distribuição
    A tecnologia como uma fortaleza
    Audiência: como gerar, desenvolver e ter os indicadores de desempenho corretos

     

     

    O rádio continua mexendo com a imaginação das pessoas, mesmo com as grandes transformações impostas pelo avanço da tecnologia. A conclusão é do publicitário e fundador da W/GGK, da W/Brasil e da WMcCann, Washington Olivetto.

    No Palco do Conhecimento, na Rio Innovation Week, um dos maiores eventos de inovação da América Latina, especialistas concordaram que o áudio – seja pelo rádio ou em podcast – preserva o conjunto de características que o torna capaz de absorver e explorar a série de inovações. 

    “O rádio continua vanguarda por ter duas características imbatíveis: a instantaneidade e a capacidade de mexer com a imaginação das pessoas. Esse tipo de imaginação o rádio sempre vai ter e o podcast também. E isso bem produzido tem tudo para ser cada vez mais sucesso, seja para os anunciantes que apostaram nisso, seja para as agências que precisam de prestígio para trabalho criativo”, pontuou Olivetto.

    Para o professor e pesquisador de Rádio da UFRJ, Marcelo Kischinhevsky, o meio se adaptou melhor ao ecossistema digital quando comparado com outros meios de comunicação. De acordo com o professor, o rádio está cada vez mais inserido na lógica multiplataforma, ao estar presente nos celulares, nas mídias sociais e até nos smart speakers (assistentes de voz). Uma das próximas tendências para os próximos anos, diz, será o formato de “rádio híbrido”.

    Já na avaliação de Márcia Menezes, head de jornalismo Digital da Globo, o formato do áudio traz uma temperatura do que está acontecendo, e mistura, no jornalismo, a informação com a emoção de verdade.

    O Ministério das Comunicações lançou, em Natal (RN), na segunda-feira (17), o programa Digitaliza na Estrada, ação itinerante que vai percorrer várias cidades do Nordeste para instalar antenas de TV digital. 

    No Rio Grande do Norte, 27 cidades qualificadas pelo programa Digitaliza Brasil serão atendidas com novos equipamentos de transmissão digital de TV, que substituirão as atuais estações analógicas em operação.

    Desse total, 11 já receberam a antena e três foram inauguradas nos municípios potiguares de Tenente Ananias, Touros e Barcelona. De Barcelona, o Digitaliza na Estrada seguirá para municípios nos estados da Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão. A mesma estrutura traz a possibilidade de que possam ser colocados, futuramente, outros cinco canais de televisão.

    De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a medida vai melhorar o conteúdo oferecido à população. 

    “É uma agenda importantíssima, porque muda muito a vida das pessoas. Onde só tinha um canal funcionando, às vezes chiando, em um dia só, passa a ter nove canais, e com a qualidade muito melhor de som e imagem”, comentou. 

    O Digitaliza Brasil pretende levar transmissão digital para 1.638 municípios do país que ainda utilizam sinal analógico, beneficiando mais de 23 milhões de brasileiros.

     

    As emissoras que estão transmitindo sinais de TV aberta na Banda C e que planejem mudar para a Banda Ku devem manifestar interesse na migração até a próxima segunda-feira (24).

    A migração para a Banda Ku é a solução para evitar possíveis problemas de interferências com os sinais dos serviços de 5G na faixa de 3,5 GHz.

    De acordo com o Ato nº 12.432, divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em dezembro, poderão se manifestar as entidades que em 27 de setembro de 2021 transmitiam canais com sinal de TV aberta e gratuita, passíveis de recepção por meio de antenas parabólicas (TVRO) na Banda C satelital pelo público em geral, cujas estações estavam licenciadas e apontadas para estação espacial que possuíam direito de exploração de satélite no Brasil na Banda C.

    A manifestação deverá ser feita por meio de petição, acompanhada de uma planilha com informações solicitadas pela Anatel AQUI

    Já as emissoras que não transmitiam, mas que tenham interesse na transmissão satelital por meio da Banda Ku, também poderão se manifestar para fins de colhimento de dados técnicos do setor pela Anatel.

    Nesse caso, a manifestação deverá ser acompanhada de uma outra planilha com informações solicitadas pela Anatel AQUI

    O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, lembra que “o sucesso do processo de migração da TVRO para a Banda Ku, uma grande conquista do setor, dependerá das manifestações de interesse dentro do prazo estabelecido pela Anatel”.

    Lara Resende destaca, ainda, que “a migração da TVRO para a Banda Ku atende uma realidade social de preservação do acesso gratuito à televisão aberta por meio das antenas parabólicas, especialmente para a população de baixa renda. Nenhum brasileiro ficará sem acesso ao serviço de televisão aberta por satélite”.

     

     

     

    Já está confirmada para o dia 10 de fevereiro, a primeira sessão do programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV. O convidado será o jornalista e supervisor de Produção Executiva para a AJ+, Jon Laurence, especialista em conteúdo digital e redes sociais e responsável por liderar a redação da plataforma digital da AL Jazeera, voltada para millennials.

    No painel “Competição por atenção na era do Tik Tok”, Jon Laurence abordará as tendências do mundo digital e os principais desafios para conquistar e reter a atenção da audiência frente à diversidade de meios de comunicação nos dias de hoje. Ao final do encontro, os participantes poderão encaminhar perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

    Os inscritos terão a oportunidade de participar de outros encontros com especialistas internacionais do mercado de mídia digital, que vão abordar assuntos como monetização, distribuição de conteúdo, cultura guiada por dados, entre outros. Ao todo serão seis encontros abertos aos profissionais de rádio e televisão associados ou não à ABERT.

    O Acelerando a Transformação Digital, uma parceria da ABERT com o Meta Journalism Project (MJP), empresa responsável pelo Facebook e Instagram, é desenvolvido pelo International Center for Journalists (ICFJ). 

    As inscrições gratuitas continuam abertas e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3sIAjsX

    O programa terá uma fase de treinamento e, após a conclusão das sessões, quem participar de pelo menos 75% da programação e cumprir outros requisitos do Acelerando a Transformação Digital poderá se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15 mil.

     

     

    Continuam abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Sucessores para Empresas de Mídia, elaborado pela Master Negócio de Mídia. Com início previsto para 7 de fevereiro, o curso será em formato híbrido com módulos online e encontros presenciais, além de uma semana em Nova York (EUA).

    Com o objetivo de contribuir com as empresas de comunicação e seus gestores, o programa propõe uma reflexão sobre o cenário atual e seus principais desafios, insights para a construção de um direcionamento para o futuro e a adoção de práticas de governança corporativa, estratégias de negócio e editoriais.

    Serão quatro módulos, ao vivo e online, e quatro módulos presenciais, sendo um deles internacional. Cada módulo online terá a duração de uma semana, com sessões das 9h às 12h45. Os encontros presenciais acontecerão em São Paulo (SP), no Campus do ISE Business School, em semanas imersivas, das 9h às 18h.

    Já o módulo internacional, em Nova York, está previsto para junho de 2022. “Este é o único programa de governança corporativa e processo sucessório da América Latina, exclusivamente dedicado para a indústria de mídia e com um corpo docente conectado à realidade das companhias jornalísticas”, pontua Raphael Müller, diretor acadêmico do programa e coordenador de admissões.

    Müller ressalta ainda o diferencial do módulo internacional. “Será uma semana intensiva de atividades acadêmicas, visitas a empresas de mídia, consultorias internacionais e encontros com board members e fundos de investimento com participação em empresas do segmento de comunicação. Uma oportunidade única de conhecer o modelo de governança de empresas jornalísticas internacionais e relacionar-se com importantes investidores e fundos”, garante.

    As inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Sucessores para Empresas de Mídia e informações adicionais estão no link: https://ise.org.br/catalogo-pds/ ou pelo WhatsApp: (11) 95042-4886

     

    A implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas eleições de 2022 foi tema de debate realizado pela Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Rio de Janeiro (AERJ), na terça-feira (11). Ao falar sobre o assunto e as mudanças que a lei trouxe para o cenário eleitoral, o vice-presidente da AERJ, André Dias, esclareceu as dúvidas dos representantes de empresas de radiodifusão.

    Dias reforçou que a LGPD se aplica a todas as empresas e ressaltou a importância de a emissora nomear um controlador de dados, que será responsável pela segurança das informações pessoais, evitando qualquer tipo de vazamento de dados, o que pode gerar pesadas penalidades.

    Para as eleições de 2022, explicou que a legislação eleitoral proíbe a cessão, venda ou empréstimo de dados eletrônicos em favor de qualquer candidato, partido político, coligações e federações. Os dados podem ser utilizados nos programas jornalísticos, mas não podem ser cedidos, salvo mediante autorização expressa e específica da pessoa.

    Em relação ao banco de dados antigos das empresas, André Dias citou a importância de adequá-los à norma da nova legislação.

    “A LGPD já está em vigor e nós precisamos ter uma boa compreensão e entendimento de que proteção de dados é algo que temos que ter o controle absoluto dentro de nossas empresas. Não podemos deixar os dados nas mãos de qualquer pessoa”, alertou

    Após mais de dois anos sem a incidência de correção monetária, o convênio celebrado entre a ABERT e o ECAD terá reajuste de 6,84%. O índice corresponde a 68% do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), medido durante o ano de 2021.

    A atualização monetária, prevista originalmente em convênio, estabelecia a aplicação, em 2022, do percentual integral do IPCA no ano anterior, que alcançou 10,06%.

    Entretanto, em virtude da persistente crise provocada pela pandemia de COVID-19, com reflexos financeiros graves para toda atividade econômica, após uma série de tratativas e reuniões, a ABERT e o ECAD estabeleceram um redutor equivalente a 32% do IPCA.

    “Reduzir minimamente este impacto financeiro foi item prioritário de nossa agenda, já que as nossas rádios terão muitas dificuldades em assumir encargos e ônus adicionais neste momento”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

    Os boletos bancários com vencimento no mês de janeiro de 2022 já serão emitidos com os valores reajustados e terão a data de vencimento prorrogada.

    Boletos com vencimento original em 15 de janeiro serão prorrogados para o dia 24 de janeiro; os do dia 20 de janeiro deverão ser pagos em 26 de janeiro. Já os que vencem em 25 de janeiro não serão prorrogados, devendo ser pagos na data.

    A ABERT lembra que, pelo Convênio ABERT-ECAD, as emissoras associadas têm direito ao desconto de 25% sobre o valor normalmente exigido pelo ECAD.

    Para mais informações, a ABERT disponibiliza o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou o telefone (61) 2104-4600.

     

    O diretor de Administração e Recursos Humanos da Rede Gazeta, Helder Luciano de Oliveira, foi empossado na presidência do SERTES (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Espírito Santo), na quarta-feira (12), em cerimônia realizada em um restaurante no centro de Vitória (ES). 

    O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) e o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, Munir Abud de Oliveira, além de 20 radiodifusores capixabas, prestigiaram a posse da nova diretoria.

    Helder Luciano foi eleito para o triênio 2022-2025 em substituição ao diretor geral da Rede Vitória de Comunicação, Fernando Machado Ferreira Segundo o novo presidente, a ideia é que o SERTES continue servindo como suporte e prestando assessoria aos 33 associados capixabas.

    “O planejamento é trabalhar mais próximos dos associados, trabalhar a capacitação dos profissionais de rádio e TV, dar representatividade no âmbito estadual e federal”, disse no discurso de posse.

    Entre os desafios do SERTES, de acordo com Helder Luciano, está a defesa da liberdade de imprensa no país. “Está intrínseco em nosso papel”, afirmou.

     

     
    A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) elegeu, nesta sexta-feira (7), a nova diretoria para o biênio 2022/2024. 
     
    O advogado e assessor jurídico da entidade desde 1988, José Afro Lourenço, foi empossado presidente. Ele substitui a jornalista Carmen Lúcia Dummar Azulai, que presidiu a ACERT por três mandatos.
     
    A chapa com os novos integrantes foi eleita por aclamação pelos representantes de emissoras de todas as regiões do Ceará.
     
    No primeiro pronunciamento, Afro Lourenço destacou a necessidade de medidas de enfrentamento à queda da receita publicitária das empresas de radiodifusão, observada desde o início da pandemia, e da consequente redução de atividade econômica do país. 
     
    O novo presidente anunciou ações de assistência às afiliadas da ACERT, sobretudo em favor das pequenas e médias empresas, que têm menor capacidade de resistência econômica. “Precisamos viabilizar a convivência intercomplementar das tecnologias streaming e broadcasting, aprimorando assim o processo de produção e de programação das emissoras”, disse ele.
     
    “Muito querido e estimado no nosso meio, o doutor Afro presta serviços jurídicos à radiodifusão por meio da ACERT há  30 anos, e tem toda nossa fé e confiança de que será um excelente líder no nosso ambiente de rádio e TV”, afirmou Carmen Lúcia, na transmissão de cargo.
     
     
     

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      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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