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    Anualmente, as emissoras de rádio e TV devem efetuar o pagamento da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) até o dia 31 de março.

    De acordo com comunicado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até o momento, os boletos ainda estão indisponíveis para impressão.

    Até o dia 20 de março, segundo a Anatel, os boletos poderão ser emitidos, exclusivamente, na página eletrônica, AQUI.

    Importante lembrar que a Anatel não envia boletos bancários para pagamento da TFF e CFRP, sendo responsabilidade do radiodifusor acessar o sistema e imprimir os documentos.

    A TFF tem como objetivo custear as despesas realizadas pelo governo federal para fiscalização das telecomunicações, assim como o desenvolvimento de novos meios e técnicas para aprimorar a atividade. Já a CFRP é destinada ao fomento dos serviços de radiodifusão pública.

    Caso fique inadimplente com a Anatel, além do pagamento de multa e juros, a emissora estará impedida de, por exemplo, renovar sua outorga ou de solicitar alterações técnicas, até a regularização da situação.

    Com o tema “Reinove o futuro”, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promovem, na próxima semana, o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. O evento terá formato híbrido, com a participação do público presencial e virtualmente.

    O painel de lançamento, na quarta-feira (9), abordará o tema “Brasil que compete globalmente”, com especialistas que debaterão as inovações e a competitividade da indústria nacional em relação ao mundo.

    Os painéis continuam na quinta-feira (10), com a participação de líderes empresariais, acadêmicos, autoridades e especialistas internacionais.

    As inscrições para o Congresso de Inovação estão abertas e podem ser feitas gratuitamente aqui.

     

     

    Enquanto a Rússia ataca os veículos de comunicação independentes do país, contrários à guerra contra a Ucrânia, a agência de notícias britânica BBC utiliza o rádio de ondas curtas para transmitir informações sobre a invasão ao país vizinho. 

    A transmissão, popularizada durante a Segunda Guerra Mundial, utiliza frequências de rádio que podem viajar por longas distâncias e são acessíveis em aparelhos portáteis para transmitir notícias em inglês por quatro horas diárias, na capital ucraniana, Kiev, e em partes da Rússia. 

    "Muitas vezes se diz que a verdade é a primeira vítima da guerra", afirmou Tim Davie, diretor-geral da BBC. “Em um conflito onde a desinformação e a propaganda são abundantes, há uma clara necessidade de notícias factuais e independentes nas quais as pessoas possam confiar".

    Além de a Rússia determinar o fechamento de uma rádio histórica e de um canal de televisão, acusados, entre outras coisas, de divulgar “informações falsas sobre ações militares russas”, “extremismo”, “violência contra os cidadãos do país” e “violações da ordem pública e da segurança pública”, na terça-feira (1º), projéteis russos atingiram a principal torre de rádio e TV de Kiev. 

     

    *Com agências 

     

     

    Foi publicada, na sexta-feira (25), a resolução que dispõe sobre os grupos técnicos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo.

    Com a publicação da norma, foi instituído o Grupo Técnico de Segurança de Infraestruturas Críticas para elaboração do diagnóstico nacional de riscos do setor de radiodifusão (GTSIC-Radiodifusão), especialmente nos momentos de catástrofe nacional, natural, humana e administrativa. O grupo também deverá apresentar um relatório sobre a interdependência dessas infraestruturas com as dos demais setores em estudo, como telecomunicações, energia elétrica e serviços postais, por exemplo. 

    Composto por representantes de órgãos e entidades públicas, como o Ministério das Comunicações (MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o GTSIC-Radiodifusão tem ainda a participação da ABERT, representando as emissoras de rádio e TV.

    O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, explica que historicamente a ABERT sempre apoiou os estudos do governo sobre as infraestruturas críticas nacionais de radiodifusão.

    “São de grande importância as informações e alertas públicos divulgados pelas emissoras de rádio e TV nos episódios de desastres, como nos recentes deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro, o que reflete a relevância social do setor e a necessidade de conservação e proteção das infraestruturas técnicas das emissoras nos momentos de crise”, afirma Lara Resende.

    Maior economia, sustentabilidade e durabilidade dos equipamentos têm levado as emissoras de radiodifusão à adesão ao sistema de energia solar fotovoltaica. Pensando nessas inúmeras vantagens, o Clube + ABERT oferece descontos exclusivos ao associado, a partir da parceria com várias empresas do setor.

    Para ter acesso ao benefício e a inúmeros outros, faça seu cadastro no link: https://clubemais.abert.org.br/login. Se preferir, baixe o app Clube Mais ABERT no seu celular.

    Mais de 1,4 mil estabelecimentos dos mais variados segmentos, além de 17,5 mil lojas conveniadas em todo o Brasil fazem parte do Clube + ABERT! 

    Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 2104.4600.

     

     

    A produtora sênior da Al Jazeera em espanhol (AJ+ Español), Paula Daibert, foi a convidada da segunda sessão do programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV, na quinta-feira (3). 

    No painel “Distribuição de conteúdo digital”, a brasileira Paula Daibert abordou as tendências e os desafios do mundo digital e falou sobre a experiência mexicana de produzir documentários curtos para a primeira plataforma de vídeo de mídia social da Al Jazeera.

    “O filtro é entender a missão do meio de comunicação. Buscamos temas profundos, que agregam contexto e geram pensamentos críticos. Em um jornalismo 100% digital, devemos olhar para as redes sociais como um espaço de produção de conteúdo, engajamento, monitoramento e de mobilização social. Portanto, para consolidar a presença nestas plataformas, é de extrema importância conhecer o público-alvo de uma empresa, saber para quem estamos produzindo o conteúdo”, afirmou.

    A especialista compartilhou ainda dicas práticas para ampliar e manter a atenção da audiência das emissoras no ambiente digital.

    “Para desenvolver uma boa estratégia de distribuição de conteúdo digital, é importante ter conhecimento sobre o material que existe nas redes sociais no momento, publicar algo semanalmente e reavaliar sempre novas coisas e novos formatos. O sucesso de um vídeo não se mede só pelos números, mas pelo impacto nas vidas reais”, disse.

    Também participaram do encontro, representantes do ICFJ (International Center for Journalists) e da Meta, parceiros da ABERT no Acelerando a Transformação Digital, além do coordenador do projeto, Allen Chahad.

     

    Sobre o Acelerando a Transformação Digital

    O programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para o rádio e a TV, terá seis sessões online na primeira fase de treinamento. Após a conclusão desta etapa, os participantes poderão se inscrever para a fase de mentoria e concorrer a um fundo de até US$ 15,000 para apoio no desenvolvimento de projetos selecionados. 

    Para participar da segunda etapa é necessária presença mínima de 75% nas sessões da primeira fase, de pelo menos dois colaboradores das empresas. O valor será concedido às emissoras com iniciativas que se propuserem a desenvolver um projeto, um produto ou a revisão de um processo. 

     

     

    A premiada jornalista internacional Ethar El-Katatney confirmou presença na terceira sessão do programa Acelerando a Transformação Digital, voltado para emissoras de rádio e TV, na quinta-feira (10), às 14h.

    No painel “Estratégias na cultura orientada por dados”, a gerente de redação digital e estrategista falará sobre a experiência em jornalismo internacional, ao longo de mais de 15 anos de carreira.

    Ethar El-Katatney tem MBA e mestrado em Televisão e Jornalismo Digital pela Universidade Americana do Cairo e passou por veículos como The Wall Street Journal, onde foi editora para o público jovem, e canal Al Jazeera (AJ+), onde foi produtora executiva sênior.

    Os mais de 650 inscritos selecionados para o Acelerando a Transformação Digital receberão um email do ICFJ (International Center for Journalists), parceiro da ABERT e da Meta na realização do programa, com o link do próximo painel. Importante que verifiquem o email, incluindo as caixas de spam e promoções.

     

    A ABERT parabeniza o Ministério das Comunicações pelos 55 anos de atuação em prol de serviços públicos que garantam à população brasileira o acesso ao rádio, à TV, às telecomunicações e às novas tecnologias.

    Desejamos que os próximos desafios sejam repletos de sucesso e que o Brasil possa estar sempre unido e conectado por uma comunicação eficiente e moderna, contribuindo para o fortalecimento de todo o setor.

     

     

     

    A  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia as intimidações sofridas pela equipe do SBT, nesta sexta-feira (25), durante cobertura de greve dos funcionários do sistema de transporte coletivo BRT, no Rio de Janeiro (RJ).

    A repórter Branca Andrade fazia uma transmissão ao vivo do terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, quando dois homens sem identificação se aproximaram e impediram a continuidade da reportagem. Além de atrapalharem a gravação das imagens do local, eles não permitiram que a jornalista informasse a população sobre o funcionamento do BRT.

    A  ABERT reitera que todo e qualquer ato que tenha como objetivo impedir a cobertura jornalística de fatos de interesse público é uma violação ao direito da imprensa de informar e ao do cidadão de ser informado, garantias previstas na Constituição Brasileira.

    A  ABERT pede às autoridades locais uma rigorosa apuração do caso, com a identificação e punição dos responsáveis.

     

    Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

    A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa mais de três mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas.

     

     

    Petrópolis está precisando de nossa ajuda e a ABERT está nessa corrente de solidariedade.

    Você pode ajudar doando alimentos não perecíveis, água mineral, fralda, produtos de higiene e de limpeza pessoal, roupas, sapatos, cobertores, toalhas... toda doação é bem-vinda!

    Escolha uma das instituições parceiras e ajude a população de Petrópolis em abert.org.br/solidariedade

    Também com o apoio da AERJ (Associação das Empresas de Radiodifusão do Rio de Janeiro), a Associação Comercial do Rio de Janeiro está arrecadando doações que podem ser feitas por outros estados, com compras online e entrega na sede da associação, na Rua Candelária, nº 9 – Centro – Rio de Janeiro – CEP: 20091-904.

    Veja como doar em aerj.rio 

    Participe!

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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