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    O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) acatou o pedido da ABERT para não aplicar a cláusula do convênio que previa o reajuste do valor da contribuição autoral, com base no IPCA (IBGE), no mês de dezembro de 2020. A correção monetária foi adiada para julho de 2021.

    A manutenção dos valores veio após intenso trabalho do Comitê de Negociação da ABERT junto ao ECAD, coordenada pelo vice presidente Roberto Melão e assessorado pelo diretor geral, Cristiano Flores. Mais de 3 mil associados serão beneficiados pela medida.

    “O adiamento do reajuste é resultado de mais uma das ações conduzidas pela ABERT, na busca de alternativas que possam amenizar os efeitos da crise financeira causada pelo coronavírus. Em momento de pandemia torna forçoso que não se aplique qualquer correção aos acordos em vigor”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

    A ABERT, mais uma vez, agradece a parceria do ECAD e reforça seu compromisso junto à radiodifusão brasileira.

    O consultor e escritor Dado Schneider compartilhou com os espectadores do encontro virtual AESP Talks, realizado na quarta-feira (16), as perspectivas para o mercado de comunicação em 2021. Sob a mediação do radialista Marco Moretto, o publicitário relembrou histórias dos tempos de atuação em agência e revelou bastidores do setor de marketing no país.

    Segundo ele, o potencial do rádio deve ter seu valor reconhecido pela propaganda. Schneider lembrou que era frequente utilizar o áudio da campanha produzida para a televisão nas emissoras de rádio, sem levar em conta as especificidades de cada meio. “Não se consegue fazer uma pessoa sonhar e ir mais longe do que o rádio. Não ha meio que venda mais que ele”, salienta.

    O rádio, por sinal, terá papel de extrema importância no cenário pós pandemia de COVID-19, aposta. “Ele terá que desempenhar seu verdadeiro papel: dizer a verdade. Está confuso? Recorra ao bom e velho rádio, que sempre informou com agilidade, consistência e credibilidade “, aconselha. Também será o período de disseminar mensagens que despertam solidariedade e pensamento coletivo.

    No futuro, o mercado terá que se adaptar a clientes menos fiéis a marcas e empresas, e também a mudanças mais rápidas. Se o ano que se encerra foi resumido na palavra “sobrevivência “, Schneider acredita que a palavra de 2021 será “inteligência”. O segredo para bons resultados, ensina será aliar estratégia, raciocínio, preparo e troca de informação. “O futuro será de quem veio para o século 21”, defende.

    Para assistir na íntegra, clique AQUI

     

     

    dado schneider edit

    A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) promoveu, na terça-feira (15), um seminário online para esclarecer dúvidas sobre normas e o Sistema Mosaico, plataforma de consultas para publicação das homologações emitidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

    Sob a coordenação do professor do Departamento de Engenharia de Telecomunicação da PUC MG, Geraldo Melo, participaram da conversa o gerente de Outorga e Licenciamento de Estações da Anatel, Renato Sales Bizerra Aguiar e o coordenador de Administração de Planos Básicos de Radiodifusão / Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão – ORER da Anatel, Paulo Eduardo dos Reis Cardoso, o coordenador de Outorga e Licenciamento de Radiodifusão, Marcus Dionísio, e o coordenador de Distribuição de Canais de Radiodifusão, Alexandre Lobão.

    Dionísio fez uma demonstração prática do Sistema, detalhando a interface e novas configurações, para orientar os usuários sobre as etapas do licenciamento de estações. Durante o evento, ele ensinou os passos para geração de boletos, emissão da Taxa de Fiscalização de Instalação (TFI) e compensação de pagamentos. Os participantes puderam reportar dúvidas e sugestões relacionadas à plataforma.

    Um dos esclarecimentos feitos foi a respeito da autonomia da Anatel para conceder autorização para instalação de estações fora do município de outorga, desde que os critérios de cobertura sejam respeitados na solicitação. Antes, era preciso que a aprovação fosse emitida pelo Ministério das Comunicações (MCom).

    Segundo os representantes da Agência, a impressão e o envio da licença podem ser feitos por meio digital. No documento, já constam informações técnicas, como dados do modelo e do fabricante da antena e dos transmissores.

    De acordo com os técnicos da Anatel, o pedido de inclusão de canal deverá ser feito ao Ministério das Comunicações. Já os pedidos de aumento de potência de estações devem ser feitos à Anatel, via Sistema Mosaico.

    Atualmente, os funcionários dos setores de Radiodifusão e de Tecnologia da Informação atuam em parceria para estabilizar o Sistema. Segundo a Anatel, a missão da entidade é entregar a ferramenta completa até o final de fevereiro de 2021.

     

     

    anatel set

    A organização não governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF) lançou, na terça-feira (15), a campanha internacional #FightForFacts, que chama a atenção do público mundial para a importância do jornalismo profissional na conscientização e mobilização das populações sobre temas em evidência. Criada em 1985, na França, a RSF atua em nível global na defesa da liberdade de imprensa.

    As cenas fortes revelam situações como violência de estado, crises sanitárias, dramas migratórios e atitudes discriminatórias contra mulheres, expondo a necessidade de dar visibilidade a temas atuais, para que essas e outras violações de direitos humanos não desapareçam da pauta dos debates. O lema da campanha é: “A realidade só existe se alguém estiver lá para contá-la”.

    Composta por vídeos para exibição livre e gratuita em canais de televisão e redes sociais, a iniciativa está disponível em 10 idiomas - francês, inglês, espanhol, português, alemão, sueco, finlandês, russo, turco, chinês simplificado. A sugestão é veicular as imagens até 31 de janeiro de 2021.

    Para divulgação dos vídeos, acesse AQUI

    Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com Camila Konder, pelo celular (21) 99889-0846 ou pelo email Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

     

     

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    A Organização das Nações Unidas (ONU) e a agência de checagem Lupa se uniram na luta contra a desinformação. Na terça-feira (8), as entidades anunciaram o lançamento da série batizada de #SÓQUENÃO, criada para combater boatos relacionados à COVID-19 e compartilhar informações precisas sobre a pandemia.

    Dividida em quatro capítulos, exibidos semanalmente até 29 de dezembro, a produção lança mão do humor para fazer esclarecimentos. Apresentada pelo ator Hamiltinho, contará com a participação do também ator e humorista Rafael Infante, integrante do grupo Porta dos Fundos e do elenco da novela da TV Globo, Bomsucesso.

    Algumas das questões abordadas são sobre o uso de máscara e o aumento da taxa de dióxido de carbono no cérebro, influência do equipamento de segurança na flora oral, supostas alterações genéticas ou implantação de chips por meio de vacinas. Também haverá espaço para debater informações sem cunho científico, como o uso de chá de limão, alho e jambu no controle da doença.

    A série faz parte da campanha Pause, que sugere o uso das hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar, e propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais para combater a disseminação de informações falsas.

     Respeitando as medidas de segurança, #SÓQUENÃO foi gravada remotamente e estará disponível nas redes sociais da Lupa e da ONU Brasil.

     

     

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    O Memorial da Televisão Aberta Brasileira, exposição virtual lançada pela ABERT em homenagem aos 70 anos da TV no Brasil, apresenta, em cada uma das sete salas que relembram as atrações televisivas de cada década, uma trilha sonora com temas que vão desde programas esportivos e jornalísticos a clássicos da linha de shows e da teledramaturgia.

    No canal de podcast do Memória ABERT - centralizado no www.anchor.fm/abert/- é possível conhecer toda a seleção de trilhas da exposição.

    "Fizemos uma seleção criteriosa, podendo ouvir desde a trilha do Repórter Esso até o antológico tema dos debates da Band. Com muita pesquisa, levantamos todos os tipos de gêneros e emissoras", afirma Elmo Francfort, curador da mostra, que contou com o apoio do Conselho Curatorial das TVs associadas da ABERT.

    Para visitar o Memorial da TV Aberta Brasileira, incluído pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) no Cadastro Nacional de Museus (CNM), basta acessar http://memoria.abert.org.br/exposicao-virtual.

     

     

     

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    Na tentativa de auxiliar as empresas de comunicação a superar as dificuldades impostas por 2020, o Kantar IBOPE Media realizou um seminário online, em parceria com o Interactive Advertising Bureau (IAB), para divulgar os dados do estudo Tendências e Previsões de Mídia para 2021. As participantes foram a diretora de Desenvolvimento de Negócios do instituto, Adriana Fávaro e a diretora e líder de Mídia de Insights da Kantar Brasil, Maura Coracini.

    De acordo com estudos do Kantar IBOPE, mesmo diante das crises sanitária e financeira, que geraram uma redução de investimentos publicitários, o rádio e a TV ganharam protagonismo neste ano. O levantamento aponta que, com a adoção de medidas de isolamento social, houve aumento de audiência nesses meios durante o período.

    Segundo os dados, 75% das pessoas que ouviam rádio antes da crise de COVID-19 afirmaram, no estudo Inside Radio 2020, que estão consumindo o meio na mesma intensidade. Outros 17% responderam que passaram a ouvir muito mais rádio em ambiente doméstico.

    “Cresceram não só os índices de audiência, mas também a interação de ouvintes pelas redes sociais e pelo WhatsApp”, afirmou Emanuel Bomfim, diretor artístico da rádio Eldorado.

    Mesmo com as dificuldades financeiras, a emergência sanitária reforçou a necessidade de comunicação com a audiência. Dados da Kantar IBOPE, no Brasil, apontam o surgimento de 2.232 novos anunciantes durante a pandemia.


    Sobre as tendências de mídia para 2021, de acordo com Maura Coracini, o contexto criativo ganhou o centro das atenções, assim como a compreensão das demandas do mercado. “A escolha do ambiente e do contexto é tão importante quanto a mensagem em si”, destacou. No contexto de inovação tecnológica acelerada, ela aposta que o vídeo será a grande estrela do próximo ano, e que mídias como Tik Tok, Instagram e Snapchat registrarão crescimento expressivo.

     Para acessar o estudo, acesse AQUI

     

     

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     As perspectivas profissionais para 2021 foram tema do AESP Talks, realizado na quarta-feira (9). Para abordar a questão, foi convidado o fundador da comunidade online colaborativa de carreira 99jobs, Eduardo Migliano. A apresentação ficou a cargo do presidente da entidade, Rodrigo Neves, e do radialista Marco Moretto.

    O empresário destacou três competências básicas de profissionais que desejam se destacar no cenário: curiosidade, coragem para enfrentar desafios e empatia. “Será preciso fazer pessoas diferentes conviverem no mesmo ambiente e resolverem problemas complexos”, afirmou.

    Migliano destacou também que, embora se ressalte a importância da tecnologia no futuro, este não será o único campo de atuação. Para ele, o mundo do trabalho se dividirá entre profissionais do setor tecnológico e profissionais que lidam com pessoas. “É necessário construir ecossistemas para entender cada vez mais as pessoas”, defendeu.

     A realidade profissional de negros e idosos também ganhou uma reflexão especial durante o debate virtual.

    Para assistir na íntegra, acesse AQUI

     

     

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    Dando continuidade ao ciclo de conferências sobre a radiodifusão no século 21, a Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) realizou, na quarta-feira (9), um debate virtual sobre as novas estratégias comerciais na televisão.

    Sob mediação do diretor-geral da entidade, Juan Andrés Lerena, os debatedores foram o diretor de Produtos e Serviços em Publicidade da Rede Globo, Sérgio Maria, e o vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da ViacomCBS, Diego Reck.

    Para Reck, a TV está crescendo mais do que nunca. “Ela tem alcance e gera emoção e confiança”, ressalta. Para ele, as diferentes plataformas não são rivais e, sim, complementares. “É nossa função oferecer conteúdo de qualidade em todas as telas”, declarou.

    Segundo Maria, a pandemia impôs mudanças nos pacotes e na métrica dos produtos oferecidos. “O produto tem a ver com o conteúdo e a experiência que entregamos a anunciantes e a espectadores”, afirmou. Como exemplo dos novos tempos, ele mencionou a reprise, pela televisão brasileira, de novelas antigas com estratégias atuais de divulgação, que têm surpreendido em altos níveis de audiência e atraído cada vez mais os jovens.

     

     

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    A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e a Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro) divulgaram campanha em defesa do valor da propaganda brasileira. O anúncio foi publicado de forma simultânea, nos principais jornais do país, na quarta-feira (9).

    O texto lembra que o Brasil é um dos três principais mercados do setor, graças ao modelo de autorregulamentação e às leis federais, que criam um ambiente ético e propício ao surgimento de empresas e profissionais de destaque.

    Ainda segundo o comunicado, o talento e a criatividade da mídia brasileira ajudaram a fortalecer diversos segmentos da economia nacional, gerando empregos e riquezas.

     

     

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      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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