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    Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (27), em Porto Alegre (RS), o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e vice-presidente da ABERT, Roberto Cervo Melão, foi empossado em mais uma função em defesa da radiodifusão. Durante o triênio 2021-2024, Melão presidirá também o Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (SindiRádio). Ele sucede a radialista Christina Gadret.

    Em discurso, o novo presidente elogiou Gadret e toda a diretoria do triênio que se encerrou. “Somos apaixonados pelo que fazemos e, por isso, as coisas andam e acontecem, e somos respeitados. Nossa credibilidade é imbatível e não vem pelo acaso, vem pelo trabalho”, afirmou.

    Além de anos de atuação no setor, Melão é reconhecido pela representatividade das demandas do segmento junto ao empresariado e autoridades locais .

     

    Veja abaixo a lista completa da nova diretoria para o triênio 2021-2024:

    Roberto Cervo Melão – Presidente

    Rafael Gadret – Vice-Presidente Administrativo

    Sérgio A. Mallmann – Vice-Presidente Institucional

    Antônio Alberto Lucca – Vice-Presidente de Desenvolvimento e Gestão

    Aurélio Lemos Clasen – Secretário

    Edison Lopes de Bem – Tesoureiro

    Gabriel Roberto Casara - Suplente Diretoria

    Miguel Puretz Neto - Suplente Diretoria

    Renato Gatti de Albuquerque - Suplente Diretoria

    Edgar Marques Martinez - Suplente Diretoria

    Kamal Zuheir Badra - Conselho Fiscal

    Lauri Brietzke - Conselho Fiscal

    Carlos Reinaldo C. Fonseca - Conselho Fiscal

    André Luís Jungblut - Suplente Conselho Fiscal

    Verdi Ubiratan de Moura - Suplente Conselho Fiscal

    Itamar Jacob Belin - Suplente Conselho Fiscal

    Representantes Efetivos Perante Entidades Superiores: Gabriel Roberto Casara (Setor de Televisão), Leonardo Meneghetti (Suplente Setor de Televisão), Roberto Cervo (Setor de Rádio) e Luís Fernando Santos Cardoso (Suplente Setor de Rádio).

     

    Com informações do SindiRádio

    Foto: Neitor Corrêa/Divulgação SindiRádio

     

     

    Roberto Cervo Melão Foto NeitorCorrêa

    A declaração do ministro das Comunicações Fábio Faria sobre a ativação do chip FM nos aparelhos celulares produzidos no Brasil foi bem recebida pela radiodifusão, que destaca os benefícios da medida: com o desbloqueio do dispositivo nos smartphones, os consumidores poderão receber o sinal das emissoras de rádio pelo ar, sem a utilização do pacote de dados oferecido pelas operadoras.

    “Estamos fazendo o rádio no celular. Para cada telefone fabricado no Brasil, vem o rádio de graça sem precisar instalar pelo WiFi ou plano de dados”, afirmou Faria em evento promovido pela Tribuna de Comunicação e Fecomércio, em Natal (RN), na sexta-feira (15).

    Como a maioria dos modelos de celulares já possui o chip FM instalado, a ativação do dispositivo permitirá o acesso gratuito à informação, entretenimento e serviços veiculados por rádios de todo o Brasil.

    “A pandemia acelerou o uso de plataformas digitais e o rádio é potencializado por elas. A ativação seria a consagração do casamento perfeito entre o rádio e os novos devices”, destaca o professor Fernando Morgado.

    Para ele, “a medida reforça o espírito livre, aberto, gratuito e democrático do meio, e a não ativação, por outro lado, representa o impedimento de direito, já que o rádio presta um serviço público à comunidade”.

    Com o intuito de defender a ativação do chip, desde 2014, a ABERT vem promovendo campanhas que estimulam o consumidor a escolher modelos de aparelhos celulares que tenham o chip integrado. A mais recente, “Smart é ter rádio de graça no celular”, lançada em setembro do ano passado, disponibiliza dois vídeos, quatro spots e diversos banners para as emissoras interessadas em aderir à causa. (AQUI)

    Em 2016, a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) também deu início à campanha “Radiophone”, com a mensagem de que o rádio no celular é um direito de todos.

    “O chip de rádio no celular é uma medida que beneficia a sociedade, ampliando alcance, garantindo o acesso à informação, cultura e lazer em localidades remotas ou com déficit de sinal, além de ampliar a vida útil da bateria dos aparelhos e gerar economia no uso de pacote de dados”, afirma o presidente da AERP, Michel Micheleto.

    Para o diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, a ativação do dispositivo trará um benefício adicional: maior segurança no uso da faixa estendida de FM. A eFM é fruto do remanejamento do espectro utilizado pelos canais 5 e 6 da TV analógica (76 a 88 MHz) para inclusão de emissoras AM que optaram pela migração para o FM.

    “Para caber no dial da faixa convencional, muitas emissoras precisaram se apertar e tiveram a potência reduzida. Com o acesso à faixa estendida garantido após a ativação do chip FM, as emissoras teriam mais tranquilidade para ocupar essa nova frequência, o que poderia levar a aumento de potência e de qualidade”, ressalta.

     

     

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    O Ministério das Comunicações (MCom) encerrou, na terça-feira (19), o prazo para as emissoras de rádio encaminharem as contribuições e sugestões à Consulta Pública nº 3/2020 para elaboração do calendário de flexibilização ou dispensa do programa A Voz do Brasil em 2021.

    De acordo com os registros feitos na plataforma Participa+Brasil do MCom, 229 contribuições foram enviadas.

    Nas sugestões, as emissoras indicaram datas e horários para flexibilização ou dispensa do programa, a abrangência, se nacional, estadual, distrital ou municipal, a comprovação do excepcional interesse público na divulgação do evento e a incompatibilidade com os horários originais para retransmissão da Voz do Brasil.

    Atualmente, a flexibilização excepcional do programa é válida para as emissoras que desejarem transmitir jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil ou Libertadores, iniciados em 2020, e também da Seleção Brasileira, enquanto durar a pandemia de COVID-19.

    A pandemia de COVID-19 deu novo fôlego a um fenômeno que assola o mundo: a disseminação de notícias falsas. Pesquisas apontam que a realidade sobre a circulação do novo coronavírus, supostas curas para a doença e efeitos colaterais das vacinas foram alguns dos temas preferidos por quem propaga a desinformação.

    Com a fase de vacinação em curso, teorias errôneas apontam que os imunizantes seriam responsáveis por veicular substâncias tóxicas, instalar microchips nos organismos e até mesmo alterar o DNA dos vacinados.

    O aumento na ocorrência das chamadas “fake news” sensibilizou diversas frentes da sociedade a alertar a população para a necessidade de valorizar informações oficiais, checadas por veículos profissionais de comunicação. Afinada com esse objetivo, a ABERT disponibilizou, no início da pandemia, em março do ano passado, a campanha “Desinformação Mata”, que lembra o papel da imprensa e a importância de combater as notícias falsas.

    Composta por um vídeo para TV e redes sociais e um spot para rádios, a campanha destaca que informação e compromisso com os fatos são as armas para vencer a batalha, e ainda reforça a necessidade de consumir e compartilhar informação verificada.

     

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     O Projeto Comprova, em parceria com as agências de checagem Lupa e Aos Fatos, lançou um vídeo que alerta internautas sobre o perigo de compartilhar desinformação e teorias conspiratórias nas redes sociais.

    Bem-humorada e com foco em jovens, a campanha faz uso de figurinhas e grupos de WhatsApp compartilhados por familiares. Em ritmo de "arrocha", a mensagem diz: "faça a checagem, pegue a visão. Evite as fake news".

    Criado para investigar boatos sobre a pandemia, teorias conspiratórias e políticas públicas, o Projeto Comprova é uma iniciativa sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 28 veículos de imprensa.

     

     

    zap arrocha

     A importância do olhar investigativo de uma imprensa livre está na campanha #FightForFacts, da organização não governamental Repórteres sem Fronteiras (RSF), que disponibilizou vídeos com forte apelo emocional, ilustrando violações humanitárias em situações extremas, como nas migrações, casamentos forçados e prisões, entre outros temas. O lema da campanha é: “a realidade só existe se alguém estiver lá para contá-la”.

    “Enquanto o jornalismo é criticado por todos os lados, a retórica populista ganha espaço, a violência contra jornalistas cresce e informações confiáveis lutam para emergir nas redes sociais, a RSF deseja conscientizar e lembrar que, sem jornalismo livre e independente, nenhum grande problema da humanidade pode ser resolvido”, destacou o secretário-geral da organização, Christophe Deloire.

    Disponível em 10 idiomas - francês, inglês, espanhol, português, alemão, sueco, finlandês, russo, turco e chinês simplificado - o material pode ser veiculado gratuitamente pelas emissoras de televisão e redes sociais.

    A organização sugere que a campanha seja exibida até o dia 31 de janeiro.

    Os vídeos estão disponíveis AQUI

     

     

    foto rsf edit

    O Dia Nacional do Rádio, comemorado em 25 de setembro, ganhou um significado especial no calendário oficial catarinense. O governador do estado, Carlos Moisés da Silva, sancionou, na terça-feira (12), a lei que institui a Semana Estadual do Rádio de Santa Catarina.

    Apresentado pelo deputado Kennedy Nunes (PSD), o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, em dezembro. A data comemorativa faz alusão ao aniversário do pioneiro da radiodifusão Roquette Pinto, considerado o “pai do rádio brasileiro”.

    Para celebrar a semana, estão previstos seminários, palestras, cursos, webinários sobre o veículo e profissionais que atuam no estado. A iniciativa do projeto foi da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT).

     

     

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    A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMISSORAS DE RÁDIO E TELEVISÃO (ABERT), a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RÁDIO E TELEVISÃO (ABRATEL) e as ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS DAS EMISSORAS DE RADIODIFUSÃO, abaixo identificadas, manifestam irrestrito apoio à política pública, anunciada pelo Ministério das Comunicações, de inclusão da funcionalidade de recepção das transmissões de rádio FM em todos os aparelhos celulares fabricados no Brasil.

    Em recente evento promovido pela Tribuna de Comunicação e Fecomércio, em Natal (RN), sobre “Segurança Jurídica na Retomada do Desenvolvimento Econômico”, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou que está trabalhando para viabilizar a recepção do rádio FM nos aparelhos celulares de forma livre e gratuita, sem a necessidade de utilização de wifi ou plano de dados.

    A recepção livre, aberta e gratuita dos sinais do rádio FM nos aparelhos celulares é uma medida que beneficia a sociedade, garantindo o acesso à informação, especialmente em casos de utilidade pública, além de importante fonte de cultura e lazer.

    Estudos demonstram que grande parte dos telefones celulares já possui as condições técnicas para o recebimento dos sinais do rádio FM, bastando apenas a ativação de fábrica desta funcionalidade no aparelho, o que permitirá que milhões de brasileiros ouçam gratuitamente, sem o consumo do pacote de dados, a programação do rádio.

    A ABERT, a ABRATEL e as ASSOCIAÇÕES ESTADUAIS DE RADIODIFUSÃO reiteram o apoio incondicional à implementação urgente desta política pública, o que equiparará o Brasil a outros países de vanguarda.

     

    Associação Baiana de Empresas de Rádio e Televisão – ABART

    Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT

    Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACERT

    Associação das Emissoras de Rádio e Televisão Estado do Río de Janeiro – AERJ

    Associação de Emissoras de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul – AERMS

    Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – AERP

    Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Espírito Santo – AERTES

    Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Tocantins – AERTO

    Associação de Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo – AESP

    Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e TV – AGERT

    Associação Goiana das Emissoras de Rádio e Televisão – AGOERT

    Associação Alagoana das Emissoras de Rádio, Televisão e Jornais Diários – ALERT

    Associação Maranhense de Rádio e Televisão – AMART

    Associação Amazonense de Emissoras de Rádio e Televisão – AMERT

    Associação Mineira de Rádio e Televisão – AMIRT

    Associação Paraense de Emissoras de Rádio e Televisão – APERT

    Associação Potiguar de Emissoras de Rádio e Televisão – APOERT

    Associação das Emissoras de Radiodifusão da Paraíba – ASSERP

    Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco – ASSERPE

    Associação dos Veículos de Comunicação do Distrito Federal – AVEC

    Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais e Revistas do Estado de Sergipe – SINERTEJ

    Com o término da gestão da radiodifusora Christina Gadret à frente do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (SindiRádio), o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e vice-presidente da ABERT, Roberto Cervo Melão, assumirá a função. A transmissão de cargo ocorrerá no dia 27 de janeiro. Atualmente, a entidade representa 331 empresas do setor.

    Gadret destaca que a união, uma das marcas de sua gestão, foi essencial para atravessar um dos períodos mais difíceis da história sindical e associativa do país. Readequação de negociações coletivas em decorrência da reforma trabalhista de 2017, mudanças na Lei dos Radialistas, em 2018, entraves na economia causados pela greve dos caminhoneiros, em 2019, além da pandemia de COVID-19, foram alguns dos desafios enfrentados durante sua gestão.

    “Aprimoramos os serviços oferecidos às empresas associadas, como a assessoria jurídica permanente e a representação da classe empresarial frente à atuação de rádios irregulares e piratas no Rio Grande do Sul. Ingressamos com diversas ações judiciais e já obtivemos grandes resultados em favor das emissoras que representamos”, ressaltou.

     

     

    melao

    Um dos maiores eventos globais dedicados à inovação tecnológica, a International Consumer Electronics Show (CES), deu início à primeira edição promovida exclusivamente em meio virtual. Tradicionalmente, a feira era promovida no Centro de Convenções de Las Vegas (EUA), onde também é promovido o NABShow.

    O evento reúne gigantes do setor de rádio, como o grupo americano Jacobs Media, que preparou uma série de atrações para o ambiente virtual do Remo, plataforma que busca “humanizar eventos online”, simulando um local para eventos presenciais, com realização de demonstrações de produtos, realização de entrevistas, etc.

    A edição virtual permite a participação de internautas e de um público que não tinha oportunidade de se deslocar para os Estados Unidos para acompanhar a programação em anos anteriores. Estima-se que as 1,5 mil empresas expositoras atraiam a participação de 150 mil visitantes de todo mundo.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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