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    A ABERT participou hoje da reunião do "Observatório Nacional de Violência contra Jornalistas e Comunicadores", mecanismo de diálogo entre o Poder Judiciário e demais instituições do sistema de justiça e segurança pública, que busca barrar a violência sofrida pelos profissionais de imprensa.

    Para o diretor de Assuntos Legais e Regulatórios da ABERT, Rodolfo Salema, “a defesa da liberdade de imprensa cabe a diversos órgãos e instituições, de maneira complementar, inclusive ao Ministério da Justiça, que tem como uma de suas competências a defesa da ordem jurídica e das garantias constitucionais”.

    A Coalizão do Setor da Comunicação, grupo que reúne diversas associações de comunicação, mídia e propaganda brasileiras, dentre elas a ABERT, lançou, nesta quarta-feira (12), um folder sobre as propostas ao PL das Fake News (PL 2630/2020).

    A campanha tem por objetivo conscientizar sobre a importância da aprovação de uma legislação que regule o setor.

    De acordo com o material, pelo menos 55 países já aplicam algum tipo de controle sobre o uso da internet, incluindo a Lei dos Serviços Digitais (DAS) e dos Mercados Digitais (DMA) pela União Europeia.

    A Coalizão lembra que, com a falta de regulamentação, o Brasil está vulnerável ao crescimento das notícias falsas e desinformação em larga escala.

    Outros pontos destacados são a fragilização do jornalismo, pela destinação dos recursos publicitários para as gigantes de tecnologia; a falta de um controle eficiente das plataformas sobre o conteúdo publicado e a desinformação e a falta de transparência dos algoritmos, além de descumprimento, por parte dessas empresas, das leis e códigos brasileiros de publicidade.

    A Coalizão propõe ainda a valorização do jornalismo profissional, por meio da remuneração da atividade jornalística, a defesa do patrimônio do país, com a regulação da publicidade digital contratada no exterior e direcionada ao público brasileiro, e a identificação de todas as empresas que participam da cadeia de publicidade digital junto à Receita Federal brasileira.

    Clique AQUI para a íntegra do material.

    Um dos principais desafios para o sucesso de um veículo de comunicação – a retenção do público – foi tema do quinto encontro do programa Acelerando Negócios Digitais, nesta terça-feira (11). O especialista em transição de marcas para o ambiente digital, Guilherme Ravache, falou sobre as estratégias que as redações e empresas de mídia podem usar para a reestruturação de negócios e deu dicas sobre como garantir uma boa audiência, com um público fiel no ambiente digital.

    Entre as estratégias, Ravache destaca a oferta de conteúdo de qualidade e exclusivo, o uso de marketing direcionado, os testes gratuitos e a utilização das redes sociais.

    Para Ravache, a aplicação dos recursos oferecidos no ambiente digital garante a manutenção da base de seguidores.

    “São ferramentas poderosas, com uma infinidade de opções, que podem ajudar na aceleração digital das empresas. Cada vez mais será uma batalha de eficiência e excelência na execução das estratégias”, afirmou.

    O especialista ressaltou ainda a importância de as redações e empresas de mídia traçarem estratégias da área de economia comportamental para melhorar a taxa de conversão para assinaturas e impulsionar o crescimento da receita, com a construção de hábitos e conteúdos atraentes.

    “A influência e a credibilidade da mídia permitem monetizar a venda de produtos. Os editores têm no crescente mercado digital uma oportunidade significativa, como, por exemplo, no licenciamento de filmes, séries, podcasts, comércio eletrônico, etc”, ressaltou.

    O Acelerando Negócios Digitais é uma parceria da Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, do Internacional Center for Journalists (ICFJ), da Universidade de Nova York (CUNY) e das associações de imprensa brasileiras.

    Além do curso voltado aos especialistas, os executivos (CEOs, vice-presidentes e diretores executivos) também terão a oportunidade de se inscrever para realizar um treinamento exclusivo com CUNY, com foco nas principais tendências na gestão estratégica de negócios digitais.

    Depois da fase de treinamentos com especialistas do mundo todo, as organizações poderão receber mentoria exclusiva e fundos de inovação de até US $15,00

    A ABERT participou, nesta segunda-feira (10), do evento Radiodifusão 360, promovido pelo Ministério das Comunicações (MCom), que anunciou ações para o setor e apresentou um balanço dos primeiros 100 dias do governo Lula. O encontro reuniu parlamentares, radiodifusores e representantes do MCom e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília.

    Para o ministro Juscelino Filho, as entregas realizadas nesse período devem ser comemoradas. “A radiodifusão é uma das mais antigas formas de comunicação em massa. É um importante gerador de emprego e renda”, afirmou. Filho ainda mencionou a importância da tecnologia e os esforços para facilitar e melhorar o acesso da população: “garantir a inclusão digital é um dos principais objetivos da minha gestão e não está restrita à conectividade. Tem uma preocupação muito grande com a promoção do acesso ao sinal digital de TV por toda a população brasileira”, disse o ministro.

    O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, considerou animadora a sintonia entre o setor e o MCom em relação à “simplificação e desburocratização de normas, correção de assimetrias existentes entre os veículos de comunicação e as mídias digitais, além da inclusão definitiva da radiodifusão em projetos com foco em inovação e tecnologia”.

    Lara Resende ainda destacou a participação da ABERT junto ao MCom para viabilizar a materialização das pautas de interesse do setor “nesse projeto conjunto de construção de ações voltadas para o pleno desenvolvimento do rádio e da TV como serviço público essencial, que conecta diariamente milhões de brasileiros, do rico ao pobre sem distinção, de norte a sul do país, com o mesmo sinal livre, aberto, gratuito e de qualidade”.

    O secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Welisch, apresentou, junto aos diretores da área, diversas ações para os próximos meses, além de um balanço do que já foi feito, como a análise de mais de 3,8 mil processos de outorga entre janeiro e abril deste ano. “Estamos sempre trabalhando de mãos dadas com o setor para que a gente possa construir aquilo que sirva para quem vai se utilizar dessas ferramentas normativas”, pontuou.

    Já o presidente da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, Amaro Neto (Republicanos/ES), destacou a missão de zelar pela liberdade de expressão e pela pluralidade de opiniões no Brasil. “É de fundamental importância que tenhamos uma legislação clara e atualizada, que regule a comunicação em todas as suas formas, seja ela na televisão, no rádio, na internet ou em qualquer outro meio. Além disso, é importante que essa legislação seja acompanhada por políticas públicas que promovam a inclusão digital e a democratização da comunicação”, afirmou o deputado.

    Em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), foi publicada, nesta quinta-feira (6), a Portaria nº 9.018, de 28 de março de 2023, que consolida as normas ministeriais de radiodifusão.

    A consolidação consiste na integração de todas as portarias publicadas pelo Ministério das Comunicações (MCom) em uma única portaria, revogando-se formalmente as portarias incorporadas à consolidação, sem modificação do alcance nem interrupção da força normativa dos dispositivos consolidados.

    Ou seja, o conteúdo normativo original das portarias consolidadas é preservado.

    A consolidação corrige erros de redação, atualiza denominação de órgãos e entidades da administração pública, adapta os dispositivos ao tempo (valores e moedas, por exemplo), atualiza termos antiquados e modos de escrita ultrapassados.

    Para o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, “as normas que disciplinam a radiodifusão constam de textos legais esparsos, editados em diferentes momentos. A consolidação poderá ajudar no trabalho de uniformização da legislação e de instrução de processos pelos radiodifusores.”

    Acesse a íntegra da portaria de consolidação AQUI.

    O Ministério das Comunicações (MCom) publicou em edição extra do Diário Oficial da União, na noite desta quinta-feira (6), o Decreto nº 11.484/2023, que dispõe sobre as diretrizes para a evolução do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre e para garantir a disponibilidade de espectro de radiofrequências para a sua implantação.

    A próxima geração de televisão, a TV 3.0, irá melhorar a experiência do telespectador – tanto pela qualidade quanto pela experiência e uso dos produtos e conteúdos oferecidos – e deixará a TV aberta ainda mais forte e competitiva.

    De acordo com o decreto, a Agência Nacional de telecomunicações (Anatel) deverá promover estudos sobre a canalização até 31 de dezembro de 2024, além de promover ações para garantir a disponibilidade das faixas de frequências necessárias à evolução do serviço e a implantação da evolução tecnológica.

    Ainda segundo o decreto, o MCom constituirá e coordenará grupo de trabalho com o objetivo de propor a regulamentação aplicável, com a participação de representantes da Anatel, devendo ser convidadas as entidades representativas do setor de radiodifusão e o Fórum SBTVD.

    A ABERT recebeu com satisfação a publicação do decreto, resultado das várias reuniões com o MCom para a discussão dessa importante política pública.
    “A TV 3.0 representará um salto tecnológico e uma mudança radical na forma de consumir televisão aberta, acompanhando a revolução que a internet 5G causará nos diversos setores e segmentos da sociedade, além de criar a possibilidade de novos modelos de negócio”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

    Acesse o decreto AQUI.

    As emissoras de rádio e TV do Tocantins, Minas Gerais e Pernambuco também estão autorizadas a prorrogar a exibição das inserções estaduais de propaganda partidária até a meia-noite.

    De acordo com os tribunais regionais eleitorais (TREs) desses estados, a prorrogação das inserções estaduais está autorizada às segundas, quartas e sextas-feiras, nos casos de impossibilidade de interrupção da programação em virtude de veiculação do programa a “Voz do Brasil”, de eventos desportivos ao vivo e de eventos religiosos, devendo ser observados os demais requisitos impostos pela Resolução TSE nº 23.679/2022. Em Pernambuco, a autorização também se estende para as coberturas jornalísticas ao vivo.

    A autorização dos TREs é uma resposta ao pedido conjunto da ABERT com as associações estaduais de radiodifusão. As três novas decisões se somam às autorizações dos tribunais eleitorais do DF e de outros nove estados: SP, RJ, RS, SC, PR, MT, SE, PB e RN.

    Pedidos semelhantes foram encaminhados pela ABERT aos tribunais eleitorais de todos os estados brasileiros e a expectativa é que as decisões sigam na mesma linha.

    A ABERT lembra, ainda, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também já havia autorizado a prorrogação até meia-noite da exibição das inserções nacionais, veiculadas às terças, quintas e sábados.

    Para a íntegra das decisões de cada TRE clique abaixo:
    TRE-TO
    TRE-MG
    TRE-PE

    O Ministério das Comunicações (MCom) realizará, na segunda-feira (10), o evento Radiodifusão 360, com o lançamento das ações desenvolvidas pela Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (Secoe) nos 100 primeiros dias de governo.

    A cerimônia será no auditório do MCom, em Brasília, às 14h, e deverá reunir entidades e profissionais de rádio e televisão, técnicos de radiodifusão, além de parlamentares e autoridades do seto

    As associações estaduais de radiodifusão deram início aos preparativos para os congressos regionais deste ano. O 26º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, promovido pela AGERT, acontecerá entre os dias 24 e 26 de outubro, em Canela (RS).

    A inscrição pode ser feita AQUI.

    Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligar para (51) 3212-2200.

    Também no segundo semestre, a AERP realizará o 26º Congresso Paranaense de Rádio e TV, em Foz do Iguaçu (PR). A programação completa será divulgada em breve, mas as datas de 20 a 22 de novembro já podem ser reservadas.

    A cearense ACERT deverá realizar o tradicional Fala Nordeste, em Fortaleza (CE), no último bimestre deste ano.

    Atendendo a um pedido da ABERT, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou a Portaria nº 9.059, que autoriza as emissoras do Paraná a flexibilizar o horário de transmissão do programa “A Voz do Brasil” para as 23h, nesta quinta-feira (6), e também na próxima semana, de segunda-feira (10) a sexta-feira (14), em decorrência da realização da 61ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina e 29ª Internacional no estado.

    A flexibilização valerá APENAS para as emissoras paranaenses que realizarão a transmissão do evento.

    Acesse a íntegra da portaria AQUI.

    Possibilidade de inclusão de casos não previstos no calendário

    Vale lembrar que para eventos de grande apelo ou repercussão pública nacional, estadual, distrital ou municipal, que não estejam previstos no calendário divulgado pelo MCom, a ABERT poderá requerer ao Ministério das Comunicações, a qualquer momento, a flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa.

    Para facilitar o recebimento desses pedidos, a ABERT disponibilizou aos associados um modelo de formulário (disponível para download AQUI), que deverá ser preenchido pelos associados e encaminhado para o e-mail do jurídico da ABERT (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), que adotará as medidas necessárias para formalizar o pedido junto ao Ministério das Comunicações.

    O formulário deve ser encaminhado com antecedência mínima de 10 dias da data do evento, salvo quando o fato que der causa ao requerimento não puder ser previsto com maior antecedência.

    No entanto, a ABERT recomenda que o formulário seja enviado à Associação 15 dias antes da data do evento.

    Em caso de dúvidas, o setor jurídico da ABERT está à disposição pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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