Notícias

    O empresário, engenheiro e radiodifusor Luiz de França Leite, sócio-fundador da TV Asa Branca, afiliada da TV Globo em Caruaru (PE), e do Grupo Nordeste de Comunicação, morreu na quinta-feira (11), aos 72 anos, em São Paulo (SP). França estava internado com problemas pulmonares havia 15 dias.

    Ao lado do jornalista Vicente Jorge, Luiz de França traçou os primeiros projetos para a fundação de uma nova emissora de televisão, que levasse informação para o Agreste, o Sertão e a Mata Sul de Pernambuco. Em 1991, a TV Asa Branca fez a primeira transmissão, tornando-se referência na região há mais de três décadas. Fundou também o Grupo Nordeste de Comunicação, que integra os portais g1 e ge de Caruaru e Região, além das rádios CBN Caruaru e Recife.

    Em nota, a ABERT lamentou a morte de Luiz de França e destacou que o empresário “deixa um importante legado à comunicação pernambucana e às futuras gerações de jornalistas”. O velório e enterro do empresário acontecem nesta sexta-feira (12), em Caruaru.

     

     

    Durante dois dias, em 22 e 23 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará audiências públicas virtuais para aperfeiçoamento das minutas das resoluções que regerão as eleições de 2022 e da proposta de regulamentação para as Missões de Observação Eleitoral.

    Poderão participar das audiências representantes de partidos políticos e de instituições públicas e privadas, advogados e demais pessoas interessadas.

    As minutas das resoluções já estão disponíveis para consulta prévia e as sugestões podem ser enviadas por escrito, por meio de formulário eletrônico.

    A primeira audiência pública, em 22 de novembro, abordará as minutas de resolução que tratam dos temas arrecadação e gastos de recursos e prestação de contas nas eleições, além do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o chamado Fundo Eleitoral.

    No mesmo dia, também serão coletadas sugestões para as minutas de resolução que tratam de propaganda eleitoral, horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral; pesquisas eleitorais; e procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

    Na manhã do dia 23, serão ouvidas as contribuições sobre quatro minutas de resolução: escolha e registro de candidatos; representações, reclamações e pedidos de resposta previstos na Lei nº 9.504/1997; atos gerais do processo eleitoral; e totalização dos votos e proclamação dos resultados das eleições.

    Já a parte da tarde está reservada para a minuta que trata da regulamentação das Missões de Observação Eleitoral, sob a coordenação e relatoria do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

    As audiências públicas serão transmitidas ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

    Após as audiências, as contribuições recebidas serão examinadas e encaminhadas ao plenário do TSE, para análise em sessões administrativas.

    O papel do rádio e as perspectivas do meio para o próximo ano foram tema de debate que reuniu representantes de associações estaduais de radiodifusão, de sindicatos e jornalistas, durante encontro virtual promovido pela Cadena Sistemas, na segunda-feira (8).

    O presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), Luciano Pimenta, demonstrou otimismo ao apontar um cenário favorável para o rádio em 2022. Segundo ele, a interação de ouvintes por meio de múltiplas plataformas gera uma grande expectativa mercadológica.

    Sobre o cenário das eleições do ano que vem, Pimenta recomenda cautela na divulgação de notícias envolvendo a cobertura eleitoral. “Temos que lembrar que o rádio é um veículo de credibilidade e o nosso compromisso é irrestrito com a verdade. Tenho certeza que 2022 será um ano com a propagação de fake news e temos que tomar o maior cuidado para não divulgarmos nenhuma notícia falsa. Não temos que ter informação mais rápida, temos que ter informação verdadeira”, enfatizou.

    Para o presidente da Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), Rodrigo Neves, o crescimento da audiência do rádio durante a pandemia mostra o exponencial do meio de comunicação. “O rádio tem uma capilaridade que nenhum outro veículo de comunicação possui. Durante essa pandemia, o rádio vem prestando informações diuturnamente e nunca paramos com os serviços essenciais, e isso nenhuma outra mídia social faz”, afirmou.

    Ana Paula Melo, presidente do Sindicato de Empresas de Rádio e Televisão de Santa Catarina (SERT/SC), afirmou que o turismo e os eventos estão voltando a ser realizados no estado e que a expectativa é grande para a retomada do mercado.

    Ana Paula citou dados de uma pesquisa recente sobre a audiência do rádio em SC, que apontam que 74% dos catarinenses ouviram rádio nos últimos 90 dias e que 75% confiam nos comerciais de rádio.

    “O ano da pandemia foi bem difícil, com uma queda de faturamento expressiva das emissoras, mas estamos confiantes de que o próximo ano será muito melhor em relação à publicidade, verba pública e privada”, pontuou.

    Já o representante da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado do Rio de Janeiro (AERJ), André Dias, lembrou a capacidade que o rádio tem para se reinventar. “É impressionante como o rádio tem o poder de transformação, de renovação, de crescimento e de revolução. Ele nunca será sinônimo de extinção de linguagem de comunicação”, disse.

    Dias comentou ainda sobre o poder de propagação de conteúdo dos podcasts, ferramenta que, segundo ele, precisa ser bem explorada e trabalhada em todas as rádios. “As pessoas cada vez mais querem decidir onde, como e quando consumirão os conteúdos. Chegou a vez de o rádio se adaptar a esse novo comportamento do consumidor”, alertou.

    Para a gerente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), Cinthia Pinheiro, além da credibilidade que o rádio tem para divulgar conteúdos, o meio é “essencial para o sucesso de seus anunciantes”.

    Daniel Starck, diretor do Tudorádio, apresentou um panorama sobre o desempenho positivo do rádio, a partir de pesquisas sobre o meio. “O consumo vai continuar elevado, mas considero fundamental apresentar o rádio como uma alternativa comercial forte para quem não conhece o meio, unificando o discurso com emissoras e empresas do setor, como forma de entender esse cenário. Se não tomarmos cuidado, é bem possível matar essa relevância do rádio aos poucos, justamente pelo desconhecimento, e não porque o meio não é eficaz”, alertou.

     

     

     

     

     

     

     

    Em cerimônia no Palácio do Planalto, na quinta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo vai prorrogar a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia, entre eles o de radiodifusão, por mais dois anos. O anúncio foi feito após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e da Agricultura, Tereza Cristina, que teve a participação de representantes dos setores.

    “Isso tem a ver com a manutenção de emprego. Estamos numa situação de pós-pandemia”, afirmou Bolsonaro.

    Na quarta-feira (10), em parecer favorável ao projeto de lei que prorroga até o final de 2026 a desoneração da folha de pagamentos, o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), destacou que “a proposta vai ao encontro da necessidade de alavancar a economia brasileira no contexto em que o país vive".

    A expectativa de Freitas é que o projeto seja analisado pela CCJ na próxima semana, de forma conclusiva, sem apresentação de recurso ao plenário. Se aprovado pela comissão, o texto seguirá direto para análise do Senado.

    Prevista para acabar no fim do ano, a desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de 1% a 4,5%.

    A manutenção da desoneração da folha de pagamentos tem a atenção especial da ABERT, que não poupa esforços para que a radiodifusão tenha a alíquota diferenciada, de modo a contribuir para a geração de empregos no Brasil.

    Em assembleia geral realizada na quinta-feira (11), a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) elegeu o empresário e proprietário da rádio FM Verde Vale, Caíque Agustini, para a presidência da entidade no biênio 2022/2024.

    A cerimônia oficial de posse será em 31 de janeiro de 2022.

    Então vice-presidente da AERP, Agustini assumiu o comando da associação paranaense em abril deste ano, após a morte do radiodifusor Michel Micheleto, por complicações provocadas pela COVID-19. Micheleto foi eleito em 31 de janeiro de 2020 para o biênio 2020-2022.

    De acordo com Agustini, para a nova gestão, o foco será uma radiodifusão inovadora com base na credibilidade.

     

     

    A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lamenta, com pesar, a morte do empresário, engenheiro e radiodifusor Luiz de França Leite, ocorrida nesta quinta-feira (11), em São Paulo (SP).

    Ao lado do jornalista Vicente Jorge, Luiz de França traçou os primeiros projetos para a fundação de uma nova emissora de televisão em Caruaru (PE), que levasse informação para o Agreste, o Sertão e a Mata Sul de Pernambuco. Em 1991, a TV Asa Branca fez a primeira transmissão, tornando-se referência na região há mais de três décadas.

    Empresário visionário, Luiz de França foi ainda sócio-fundador do Grupo Nordeste de Comunicação, que integra os portais g1 e ge de Caruaru e Região, além das rádios CBN Caruaru e Recife.

    Luiz de França deixa um importante legado à comunicação pernambucana e às futuras gerações de jornalistas.
    Neste momento de dor, a ABERT presta solidariedade aos familiares, amigos e colegas da TV Asa Branca e do Grupo Nordeste de Comunicação.


    Flávio Lara Resende
    Presidente
    A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3,2 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas.

    Profissionais de rádio, TV, agências de propaganda e estudantes de comunicação de Santa Catarina já podem se inscrever para concorrer ao Prêmio Microfone de Ouro, da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT).

    As inscrições gratuitas podem ser feitas no site http://www.premioacaert.com.br. Serão aceitos os trabalhos produzidos e veiculados no período de 1º de janeiro de 2021 a 11 de fevereiro de 2022. O Microfone de Ouro está na 11ª edição e tem como lema “O Talento de quem pensa grande”, numa referência ao movimento da ACAERT “Pense grande: Pense rádio, Pense TV”.

    Os cinco finalistas em cada modalidade serão conhecidos no dia 7 de março de 2022. A cerimônia de premiação acontecerá durante o 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, em maio de 2022, em Florianópolis (SC).

    Conheça as categorias que estão concorrendo ao Prêmio Microfone de Ou​ro ​​(AQUI)

    A importância do jornalismo e da cooperação das empresas de comunicação e seus profissionais no enfrentamento da pandemia levou a Associação Nacional de Jornais a dividir o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa/2021 entre o Consórcio de Veículos de Imprensa e o Projeto Comprova. A premiação será entregue no dia 1º de dezembro.

    Formado para reunir e divulgar dados confiáveis sobre a COVID-19 no país, após a possibilidade de manipulação ou omissão de  informações relativas às consequências da doença no Brasil, o Consórcio de Veículos de Imprensa reúne O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, Extra, UOL e g1.

    Já o Projeto Comprova reúne dezenas de jornalistas de mais de 30 veículos de comunicação de todo o país que fazem a checagem de fatos como forma de combater a desinformação sobre a pandemia no Brasil.

    Para o presidente da ANJ, Marcelo Rech, a premiação é um reconhecimento ao jornalismo profissional como atividade em favor do bem comum: “Ao dividirmos o prêmio entre o Comprova e o Consórcio estamos destacando para o país que as empresas jornalísticas e seus profissionais vêm cumprindo com grande eficiência a missão de trazer a público o que interessa aos cidadãos. Num momento de tanta desinformação, o jornalismo ganha relevância como antídoto contra a manipulação dos fatos com objetivos autoritários e obscurantistas”, afirma Rech.

    O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou, na quinta-feira (4), que o governo vai indicar o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações, Carlos Baigorri, para a presidência da Anatel, em substituição a Leonardo Euler de Morais, que teve o mandato concluído.

    Servidor de carreira da Anatel desde 2009, onde já foi superintendente-executivo, de Competição, de Controle de Obrigações e chefe da Assessoria Técnica, Baigorri é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

    Carlos Baigorri terá que ser sabatinado pela Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário da Casa. Ainda não há data definida para a apreciação da indicação pelos senadores. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), anunciou que haverá um esforço concentrado para a sabatina e votação dos nomes de autoridades nos dias 29 de novembro, 1º e 2 de dezembro.

    Já o atual secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Arthur Coimbra, deverá ser indicado para compor o Conselho Diretor da Anatel. Coimbra também terá que passar pela sabatina na CI e ter o nome aprovado pelo plenário do Senado.

    Enquanto os dois nomes não são aprovados em definitivo, o conselheiro-presidente da Anatel, Raphael Garcia de Souza, assumirá o cargo.

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concluiu, nesta sexta-feira (5), o leilão do 5G, com a licitação dos lotes da faixa de frequência 26 GHz. As empresas vencedoras terão que levar internet de qualidade às escolas de educação básica do país.

    Na quinta-feira (4), as três maiores operadoras de telefonia móvel do país, Claro, Vivo e Tim, arremataram as principais faixas. A frequência de 3,5 GHz, que permitirá velocidades até cem vezes mais rápidas que as do 4G, foi separada em quatro lotes. Três deles receberam propostas: o primeiro lote foi arrematado pela Claro por R$ 338 milhões; o segundo lote recebeu a proposta de R$ 420 milhões da Vivo e o terceiro lote, de R$ 351 milhões, da Tim.

    Uma nova rodada de leilões com as sobras poderá ser realizada pela Anatel. Para a tecnologia 5G, serão destinados 3.610 MHz de espectro. O primeiro dia de leilão envolveu propostas para as faixas de 700 MHz, 3,5 GHz e 2,3 GHz, com lances que chegaram a R$ 7,1 bilhões. Outras seis empresas participaram do leilão.

    De acordo com o edital de licitação do 5G, as empresas vencedoras terão que cumprir contrapartidas para o uso de cada uma das faixas. Uma delas é a obrigatoriedade de migração do sinal da TV parabólica (TVRO) da atual Banda C para a Banda Ku, solução técnica defendida pela ABERT, por ser a única considerada definitiva para as interferências.

    Para a realização da migração, serão destinados aproximadamente R$ 2,8 bilhões para a aquisição e distribuição de equipamento que permita a recepção do sinal de TV aberta e gratuita transmitido na Banda Ku, incluindo uma antena de recepção, o serviço de instalação e seus acessórios, e configuração do equipamento de recepção. A medida contemplará 8,6 milhões de beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar