Notícias

    A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia, com veemência, requerimento apresentado na sexta-feira (30) por integrantes da CPI da COVID-19, com pedido de quebra de sigilo bancário da Rádio Jovem Pan, sob a alegação de que a emissora disseminou notícias falsas no âmbito da pandemia. Tal iniciativa não aponta qualquer dado ou informação concreta que justifique a adoção de medida extrema contra uma emissora que está no ar há quase 80 anos, cumprindo o papel de informar a população sobre fatos de interesse público.

    A ABERT lembra que a CPI tem como objeto investigar ações e eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus no Brasil, e qualquer tentativa de intimidação ao trabalho da imprensa é uma afronta à liberdade de expressão, direito garantido pela Constituição Brasileira. A ABERT espera que sejam observados a liberdade de imprensa e o Estado Democrático de Direito.

    Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

    A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa mais de três mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da liberdade de expressão em todas as suas formas

    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu a Consulta Pública nº 37 para discutir a minuta de ato normativo que viabiliza a ativação do chip FM nos equipamentos de telefonia celular.

    A divulgação da consulta atende à Portaria nº 2.523, de 4 de maio de 2021, do Ministério das Comunicações, que estabelece que cabe à Anatel adotar medidas que garantam o acesso ao serviço de radiodifusão FM nos aparelhos celulares.

    A minuta do texto propõe que todo “Telefone Móvel Celular que possuir ‘hardware’ com capacidade de recepção de sinais do serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM) deverá que ter comprovada a habilitação desta funcionalidade como condição para obtenção de sua homologação”.

    As contribuições à consulta pública devem ser encaminhadas por meio do formulário eletrônico de acompanhamento no site da Anatel até o dia 25 de setembro.

    A habilitação do chip FM será um dos requisitos que serão certificados pela Anatel na homologação dos equipamentos de telefonia celular. Tal medida permitirá que o consumidor tenha conhecimento prévio de quais aparelhos efetivamente contêm o chip FM instalado e habilitado.

    O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, elogiou a celeridade da Anatel na abertura da consulta, e salientou que foi dado mais um passo para que “a programação gratuita do rádio seja disponibilizada para milhões de brasileiros, sem a necessidade do uso do pacote de dados da internet”.

     

    No retorno dos trabalhos legislativos, nesta terça-feira (3), o relator da CPI da COVID-19, senador Renan Calheiros (MDB-AL), desistiu de apresentar requerimento que pedia a quebra de sigilo bancário da rádio Jovem Pan. A desistência ocorreu após manifestação da ABERT que repudiou a iniciativa e contou com o apoio das diversas associações estaduais.

    Em nota, a ABERT afirmou que o pedido, sob a alegação de que a emissora disseminou notícias falsas no âmbito da pandemia, “não aponta qualquer dado ou informação concreta que justifique a adoção de medida extrema contra uma emissora que está no ar há quase 80 anos, cumprindo o papel de informar a população sobre fatos de interesse público”.

    Ainda de acordo com a nota, “qualquer tentativa de intimidação ao trabalho da imprensa é uma afronta à liberdade de expressão, direito garantido pela Constituição Brasileira”.
    Com a repercussão negativa, Calheiros reconheceu que o pedido de quebra de sigilo “foi um equívoco que aconteceu na nossa ausência de Brasília durante o recesso compulsório”. As atividades da CPI foram suspensas por um período de 15 dias, enquanto o Congresso Nacional esteve em recesso parlamentar.

    Por iniciativa da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), mais uma edição, em formato virtual do AESP Talks – Encontro de Profissionais, foi ao ar na quarta-feira (28).

    A convidada para um bate-papo foi Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media, que apresentou uma análise sobre o mercado publicitário. Vogel fez um panorama sobre a intensificação de consumo de mídias, as mudanças de comportamento da sociedade e a influência de marcas e empresas no cenário atual, em época de pandemia.

    De acordo com levantamento, a televisão foi o meio de comunicação consumido por 91% das pessoas, percentual considerado estável em relação ao ano de 2020, quando a TV atingiu seu ápice, logo no início da pandemia, com maior número de audiência em comparação aos últimos cinco anos.

    O rádio também foi protagonista em tempos de isolamento social e teve um aumento expressivo em sua audiência. De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados recorreram a esse meio de comunicação, que a partir de 2021, terá uma medição híbrida em sua audiência. A Kantar IBOPE Media vai monitorar em tempo real o consumo de streaming das emissoras por meio da ferramenta Extended Radio.

    Melissa Vogel ressaltou ainda a importância da mídia digital para os meios tradicionais. “Durante todo período de pandemia, houve um aumento significativo da conectividade. Cada vez mais as pessoas estão buscando informações e consequentemente consumindo os meios, através também das plataformas digitais”, complementou.

    Vogel finalizou sua explanação anunciando que, para o segundo semestre deste ano, será divulgado o Inside Radio, um estudo anual sobre o consumo de rádio e de áudio neste último ano. Esse levantamento será apresentado no dia 25 de setembro, data em que se comemora o Dia do Rádio.

     

     

    arte materia melissa vogel 2

     Em mais uma edição do ciclo de conversas “O Futuro já passou?”, a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) convidou advogados e jornalistas para um debate sobre “Pirataria de Conteúdo e boas práticas”. O encontro online será na quarta-feira (4), às 19h30 e contará com a participação de André Lopes, CEO do Grupo Planeta Brasil, André Marsiglia Santos, sócio da Lourival J. Santos Advogados e de Daniela Tófoli, diretora da Editora Globo.

    As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link: https://www.webinarsaner.org/

     

     

    arte evento aner

     

     

     

    A pandemia de COVID-19 alterou os hábitos mundo afora, mas na Alemanha, um costume seguiu firme: o de ouvir rádio. A pesquisa “ma 2021 audio” sobre consumo de mídia revelou que 93% dos alemães ouvem rádio e a grande maioria é fiel às emissoras favoritas: 59% dos entrevistados afirmaram que não mudam de canal durante o dia. O número contraria as previsões do setor, que acreditava que a redução dos deslocamentos faria a audiência diminuir.

    De acordo com o levantamento, 66 milhões de alemães ouvem rádio todos os dias, por cerca de quatro horas e meia. 57% usam o rádio para atividades relaxantes e 59% associam o meio à melhora do humor. Prova disso é que 71% dos entrevistados sintonizam o rádio quando estão no carro, 59% são ouvintes enquanto cozinham e 43% têm as emissoras como companheiras na hora das refeições.

    "O entusiasmo pelo rádio, pela palavra falada, pelo entretenimento comum, pela transferência de conhecimento e por informações atualizadas e confiáveis tem uma amplitude enorme e torna este meio valioso para as pessoas", destaca a diretora executiva da empresa Radiozentrale, Grit Leithäuser.

    O estudo conclui ainda que a crise sanitária demonstrou a confiança da audiência nos meios de comunicação profissionais. O rádio, para o público, é sinônimo de confiança, entretenimento e companhia durante as 24 horas do dia. Segundo o estudo, ele “é uma garantia de alcance para anunciantes para o reinício do novo normal”.

     

     

    WhatsApp Image 2021 07 22 at 22.34.44

     

     

     

     

    Em reunião virtual, as associações estaduais de radiodifusão de São Paulo (AESP) e do Rio de Janeiro (AERJ) anunciaram, na quinta-feira (22), uma parceria para modernizar a linguagem e dar visibilidade ao rádio no Brasil.

    Batizado de “Rádio-Credibilidade, resultado e união nacional”, o projeto pretende chamar a atenção de clientes e profissionais de mídia para o impacto positivo do rádio na sociedade e eficácia do meio para os negócios.

    O presidente da AERJ José Antonio do Nascimento Brito chamou a primeira parceria entre as associações de oportunidade histórica. “O rádio oferece credibilidade, qualidade e velocidade. Temos que entender para onde ele está migrando”, explicou.

    “O projeto é um grande passo, especialmente às vésperas do centenário do rádio. Os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo concentram a grande maioria do mercado, temos de trocar informações comerciais e regulatórias”, salientou Rodrigo Neves, presidente da AESP.

    Diretor comercial da JB FM e da Rádio Cidade, Guilherme Rianeli apresentou estatísticas relacionadas ao meio, que apontam para um crescimento e presença cada vez maior no universo digital. Ele aposta em uma crescente valorização da comunicação em áudio, com a chegada do 5G ao Brasil e com a popularização dos smart speakers. “Precisamos unificar a linguagem dos mídias, que são cada vez mais jovens e conectados”, afirmou.

    As estratégias do projeto envolvem encontros entre lideranças no mercado de marketing e palestras com comunicadores renomados. Novas ações da parceria ainda estão em desenvolvimento e serão anunciadas em breve.

     

     Veja AQUI a live na íntegra

     

    O consumo de rádio tradicional e digital, o número de ouvintes e o tempo médio de audiência por faixa horária são alguns dos dados analisados pelo Extended Radio, ferramenta apresentada pela Kantar IBOPE Media que monitora o consumo integrado de emissoras AM/FM e online e avalia o desempenho da concorrência.

    “O rádio vem acompanhando a evolução do consumo de mídia do brasileiro há décadas. Se a atenção do consumidor está cada vez mais fragmentada em tantas mídias, é preciso entender os pontos fortes do conteúdo de áudio em seus diferentes formatos e aproveitar as oportunidades para valorizar os espaços publicitários do meio. O Extended Radio vai facilitar a compreensão desses dados com a análise integrada de um consumo que já é multimídia”, explica Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.

    Com uma interface simples, a plataforma apresenta os dados de audiência ao vivo, coletados pela Kantar IBOPE Media, e os de streaming, analisados pela parceria entre a Triton Digital e a Nextdial, empresas especializadas em aferição de áudio digital.

    “Invistam em métricas, capacitação comercial e artística para tornar as rádios relevantes para o mercado publicitário”. A dica é de Thiago Fernandes, fundador da Nextdial, startup de tecnologia especializada em censo digital de emissoras de rádio. Ele foi o convidado especial do webinário promovido pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) na quarta quarta-feira (21).

    Ele apresentou o tema “Entendendo e medindo a audiência de rádios nos ambientes online e offline” e apontou soluções para atrair anunciantes. Segundo Fernandes, a grade curricular dos cursos de Publicidade passou a investir em métricas, planejamento e plataformas digitais. “É preciso tornar o rádio relevante para esse público”.

    Durante a pandemia, a constatação é que o rádio voltou a ser incluído no planejamento publicitário das empresas. “Se passar a entregar essas informações, o meio passará por um crescimento grande e rápido”, acrescentou. De acordo com Fernandes, a internet via 5G e o crescimento do consumo de smart speakers vêm criando uma forte expectativa no setor.

    Presidente da ACERT, Carmen Lúcia Dummar Azulai agradeceu o apoio das emissoras às campanhas que a Associação vem fazendo sobre os cuidados relacionados à COVID-19. Segundo ela, a radiodifusão deve usar a credibilidade para levar informações sobre a pandemia à população. “Não queremos nossos clientes com as portas fechadas novamente. As pessoas que estão no microfone têm muita importância porque os ouvintes acreditam no que dizemos. Nossa palavra tem força”, ressaltou.

    Carmen pediu ainda que as emissoras associadas enviem à ACERT os comprovantes de veiculação e uma estimativa desse investimento financeiro no tema. “Precisamos mostrar quanto investimos em contribuir com a sociedade. Divulgamos tão bem os produtos mas divulgamos pouco o que é feito”, alertou.

     

     

    WhatsApp Image 2021 07 23 at 11.10.07

    Os resultados da migração AM/FM foram o assunto do terceiro encontro virtual do Comitê Técnico da Associação de Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo (AESP), na quinta-feira (22).

    “Além das questões técnicas, precisamos debater o tema sob os pontos de vista comercial, negocial e de resultado de ouvintes”, afirmou o presidente da AESP, Rodrigo Neves, que conduziu o evento ao lado do líder do Comitê, Eduardo Cappia, e do radiodifusor Marco Moretto.

    O diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, apresentou as etapas do processo e atualizou dados sobre o andamento da mudança das rádios para a faixa estendida, batizada de faixa 2.0.

    Segundo Cintra, 247 canais já foram efetivados no Plano Básico, sendo 136 na nova faixa e 134 na convencional. “Nos próximos dias, será lançada uma Consulta Pública com mais quatro canais “, anunciou. Dos 1.656 pedidos de migração, 1.539 foram incluídos no Plano Básico e 53 estão pendentes.

    Vice-líder do Comitê, José Mauro Ávila apresentou opções de receptores que já contam com o dial preparado para a faixa 2.0. “Para incentivar os ouvintes precisamos ter os produtos”, defendeu.

    Representantes de emissoras que fazem parte do grupo de pioneiras no processo, iniciado em 7 de maio, apresentaram estratégias e resultados da operação na nova frequência.

    Segundo o representante da rádio curitibana Banda B, André Canassa, estar na faixa AM representava um entrave para os negócios da emissora, já que a maioria dos grupos de mídia só investem em FM. “Desde a data da migração, já expandimos nossa base de clientes”, ressaltou.

    Marcelo Cesario, da Rádio Capital (SP), também já colheu resultados. A estratégia de divulgação envolveu a distribuição de mil receptores de rádio entre os ouvintes. Durante a programação, os 36 comunicadores divulgam a novidade e ensinam os ouvintes a aderir à faixa 2.0. “No pós-pandemia, pretendemos ter equipe de promoção e distribuição de adesivos nas ruas”, anunciou.

    Pioneira da migração em Recife (PE), a Rádio Comércio, representada por Jair Ventura, (PE), iniciou medições de sinal em comparação com outras duas emissoras locais e constatou que a recepção tem qualidade, com baixo índice de interferências ou ruídos. “Já percebemos reforço dos clientes”, afirmou.

     

     

    andrecintra

    Apesar das transformações e desafios impostos ao mercado de comunicação pela pandemia de COVID-19, o desempenho positivo da publicidade em todo o mundo terá reflexos também no Brasil. De acordo com o Ad Spend Report, relatório elaborado pela Dentsu, em 2021, os investimentos publicitários no país devem crescer 8,8% na comparação com o ano anterior.

    Em todo o mundo, o investimento em publicidade deve ser da ordem de US$ 634 bilhões, 10,4% maior em relação a 2020.

    O relatório também aponta que a queda nos negócios publicitários ocasionada pela pandemia foi menos severa do que o previsto, gerando tendências que prevalecerão na indústria.

    Os investimentos globais em publicidade na TV devem aumentar 7,1% em 2021, chegando ao valor de US$ 188,4 bilhões. Segundo o estudo, os responsáveis pelo incremento são os grandes eventos realizados este ano, como os Jogos Olímpicos e a Eurocopa, que costumam atrair grande audiência e, consequentemente, anunciantes.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

    Image
    Assuntos Legais e Regulatórios
    Image
    Tecnologia
    Image
    Comunicação
    Image
    Parlamentar

    Buscar