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    A evolução do sinal da TV digital no país pode ser acompanhada no site do Ministério das Comunicações (MCom) www.gov.br/mcom/digitalizabrasil, com informações atualizadas sobre o Programa Digitaliza Brasil, desenvolvido com o objetivo de garantir o sinal digital a 1.638 municípios, que hoje têm apenas o sinal analógico de TV.

    O painel interativo do MCom reúne uma base de dados com recursos inteligentes, de fácil acesso, possibilitando a visualização das informações a partir das fases, unidades da federação ou dos municípios.

    Com a ferramenta, desenvolvida em parceria com a Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a digitalização do sinal de TV no país, é possível conhecer, por exemplo, o número de cidades convocadas, canais disponíveis, quem já solicitou adesão ao programa e quantos municípios foram qualificados para receber a infraestrutura digital.

    Saiba mais:

    De acordo com a base de dados do MCom, 1.050 municípios já foram convocados para aderir ao Digitaliza Brasil. O número representa 64% do total de cidades aptas a receber o sinal digital por meio do programa. Das prefeituras chamadas, 98% (1.029) já solicitaram adesão. 

    Quando o assunto é podcast, o Brasil se destaca como um dos países que mais consomem esse tipo de mídia. O estudo da Statista Global Consumer Survey mostra que 40% dos brasileiros escutaram pelo menos um podcast no último ano. No cenário de crescimento do consumo de conteúdos digitais em áudio, o Brasil fica atrás apenas da Suécia e Irlanda.

    De acordo com o levantamento, essa mudança no comportamento dos brasileiros é resultado da grande variedade de produtores de podcasts, e do fato de grandes marcas da mídia de massa, como por exemplo as televisões, rádio e jornais, impulsionarem esse formato.

    Já na América Latina, países como México e Chile têm percentuais variados: entre 30% e 39% dos entrevistados informaram que ouviram podcasts nos últimos 12 meses. Argentina, Peru e Colômbia apontaram uma média entre 20% e 29%.

     

    Vem novidade por aí na próxima edição da NAB Show, considerada a maior feira mundial de tecnologia, entretenimento e mídia. O Radio Show, um dos principais eventos da indústria do rádio dos Estados Unidos, deixa de ser realizado de forma itinerante e passa a fazer parte do calendário da NAB Show, prevista para acontecer de 23 a 27 de abril de 2022, em Las Vegas (EUA). Essa integração só foi possível graças a uma parceria entre a NAB (National Association of Broadcasters) e o Radio Advertising Bureau.

    A edição de 2022 será o primeiro evento presencial da NAB Show desde 2019. A iniciativa de unir os dois grandes eventos surgiu após o cancelamento das edições de 2020 e de 2021, quando toda programação presencial foi suspensa em decorrência da COVID-19.

    “Esta mudança oferece mais oportunidades em um local para profissionais de rádio e eleva o meio no ecossistema de mídia representado na NAB Show”, afirmou a NAB em seu comunicado.

     

    NOTA DE REPÚDIO

     

    A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiam o atentado sofrido pela Editora Três, responsável pela publicação das revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, na noite desta quarta-feira (20).

    Os atos criminosos com pichações e colagem de cartazes no prédio da Lapa, em São Paulo (SP), que não foram assumidos publicamente por nenhum autor, representam ações antidemocráticas, que não podem ser toleradas em um país em que a Constituição preza pelos direitos à liberdade de imprensa e de expressão.

    As entidades condenam os atos de desonra aos editores e diretores da publicação, que vieram a partir de manifestações extremistas. É essencial que as autoridades tomem as medidas necessárias para identificar e denunciar os autores dos ataques, de forma que a integridade dos jornalistas da Editora Três possa ser mantida.

    Acreditamos que um país livre e civilizado se faz por meio do pensamento crítico, de uma imprensa respeitada, de instituições firmes e do respeito às leis.

    Brasília, 21 de outubro de 2021.


    Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT)
    Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER)
    Associação Nacional de Jornais (ANJ)

    A ABERT informou, no início da semana, sobre a dispensa de retransmissão do programa A Voz do Brasil nos dias 20 e 27 de outubro de 2021, conforme Portaria nº 3.865, em decorrência da realização de jogos de futebol de equipes brasileiras em campeonatos nacionais:

     

    • 20/10/2021 (quarta-feira): às 19 h, Palmeiras X Ceará, e às 21h30, Athletico/PR X Flamengo.
    • 27/10/2021 (quarta-feira): às 19h Santos X Fluminense, e às 21h30, Flamengo X Athletico/PR.

     

    Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Radiodifusão (SERAD) do Ministério das Comunicações informou à ABERT que a dispensa de veiculação do programa A Voz do Brasil valerá APENAS para as emissoras que realizarão a transmissão dos jogos de futebol, devendo as demais veicular o noticiário no horário compreendido entre 19h e 22h.

    Em caso de dúvidas, o setor jurídico da ABERT está à disposição pelo e-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

     

    Atendendo a um pedido da ABERT, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou, nesta segunda-feira (18), a Portaria nº 3.865, que autoriza a dispensa automática de transmissão do programa A Voz do Brasil, nos dias 20 e 27 de outubro de 2021, em decorrência da realização de jogos de futebol de equipes brasileiras em campeonatos nacionais. Ficam dispensadas de veicular o noticiário todas as emissoras de rádio do país.

    Vale lembrar que, nos casos não previstos no calendário de flexibilização ou dispensa de retransmissão do programa A Voz do Brasil divulgado pelo MCom, em conformidade com o Decreto nº 10.456, de 2020, a ABERT poderá requerer, a qualquer momento, a flexibilização ou dispensa do noticiário para casos excepcionais de eventos de grande apelo ou repercussão pública nacional, estadual, distrital ou municipal.

    Em caso de dúvidas, o setor jurídico da ABERT está à disposição pelo e-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    Para acessar a íntegra da portaria, clique AQUI.

    “Publicidade brasileira, a indústria que movimenta todas as outras indústrias”. O lema da campanha da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) está em um vídeo e em spots que podem ser veiculados gratuitamente pelas emissoras de rádio, TV e redes sociais.


    O material lembra pesquisa recente sobre “O valor da publicidade no Brasil”, realizada pela Deloitte, a pedido do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão).


    O estudo revela que, em 2020, cada real investido pelo setor publicitário gerou R$ 8,54 para a atividade econômica do país. Foram investidos R$ 49 bilhões na compra de espaços publicitários nos principais veículos, o que foi acompanhado por um aumento considerável do PIB, cerca de R$ 418,8 bilhões. A pesquisa estima ainda que 1% de crescimento no investimento em publicidade está ligado a um aumento de 6% do PIB per capita no Brasil.


    Para acessar o vídeo para redes sociais, clique AQUI.
    Para acessar o spot para rádio, clique AQUI.
    Para acessar o vídeo de 30" para TV, clique AQUI.
    Para acessar o vídeo de 60" para TV, clique AQUI.

    Entre os dias 25 e 27 de outubro, profissionais da comunicação, estudantes e educadores poderão participar de atividades e discussões sobre o exercício da liberdade de imprensa e a valorização do jornalismo profissional no Brasil.


    A 1ª Semana da Imprensa, iniciativa inédita do jornal Joca, em parceria com a Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e Instituto Palavra Aberta, pretende levar a conversa sobre jornalismo para a sala de aula. Estão previstas três mesas de debates com renomados jornalistas brasileiros.


    Os conteúdos gratuitos estarão disponíveis no site da Semana da Imprensa.


    O projeto é inspirado na iniciativa homônima que acontece na França há mais de 30 anos. Em 2019, participaram quase 4 milhões de crianças e adolescentes de cerca de 18 mil instituições de ensino francesas e 230 mil professores. A semana da imprensa francesa contou com 1.810 parceiros da mídia.


    “A Semana da Imprensa no Brasil se propõe a incentivar uma participação mais ativa dos jovens e crianças na sociedade, incluindo-os ativamente no debate. A ideia é que eles possam compartilhar e comentar notícias, aprendendo a buscar fontes confiáveis e a se proteger de rumores ou notícias falsas (fake news)”, afirma Stéphanie Habrich, fundadora do Joca.


    A primeira edição brasileira acontece de forma simultânea com os eventos que serão realizados entre 25 e 31 de outubro, junto com a Global MIL Week (UNESCO), semana dedicada a ações globais com foco em educação midiática e informacional.


    "A defesa da democracia pressupõe cidadãs e cidadãos bem informados e conscientes sobre seus direitos, incluindo a liberdade de expressão e de imprensa. Só conseguiremos fortalecer o ecossistema democrático e o papel desempenhado pelo jornalismo se, de fato, levarmos esse debate para dentro da escola, envolvendo educadores, crianças e jovens", afirma Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta.

    O Ministério das Comunicações (MCom) publicou na quarta-feira (13) o Edital nº 180/2021, que notifica as empresas que participaram de certames licitatórios para execução dos serviços de radiodifusão comercial e que não assinaram contrato de concessão ou permissão com o Poder Público sobre a inversão de fase procedimental prevista no Decreto nº 10.405/2020. De acordo com o decreto, a celebração do contrato de concessão ou permissão com a União somente poderá ser realizada após a obtenção de autorização de uso de radiofrequência e da licença de funcionamento da estação junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


    Após a adoção das providências para a obtenção da autorização de uso e do licenciamento, as interessadas deverão apresentar, no prazo de 30 dias, a relação atualizada de documentos, constante no Parecer 00001/2019/ CONJUR-MCTIC/CGU/AGU (aqui), para prosseguimento da análise dos autos com vistas à assinatura do contrato de concessão ou permissão com a União. A não apresentação da documentação implicará na adoção de medidas administrativas cabíveis.

     

    A documentação deverá ser encaminhada ao MCom exclusivamente pelo Sistema de Cadastro e Peticionamento - CADSEI.


    Acesse aqui a íntegra do Edital.

    Teve início na segunda-feira (11) o prazo para as prefeituras de 470 municípios mineiros que têm apenas sinal analógico de TV manifestarem interesse em receber a instalação completa da infraestrutura do sinal digital.

    Listados na fase 1.4 do Digitaliza Brasil, os municípios podem aderir ao programa do Ministério das Comunicações (MCom) até o dia 11 de novembro, quando termina o prazo.

    Para que as prefeituras tenham acesso a todos os benefícios que a TV digital proporciona, como imagem mais nítida, sem ruídos e interferências e melhor qualidade de áudio, basta preencher o formulário de adesão simplificado, disponível no site do MCom: gov.br/mcom/digitalizabrasil

    As prefeituras que forem qualificadas receberão os equipamentos e a instalação de toda a infraestrutura necessária para a transmissão digital de TV. A infraestrutura entregue será compartilhada pelo município e por emissoras de televisão autorizadas a transmitir em formato digital. Com isso, cidades que hoje têm apenas um canal de TV poderão ter até oito canais digitais.

    O programa também irá distribuir kits de conversão do sinal analógico para o digital às famílias de baixa renda, integrantes do Cadastro Único, como, por exemplo, beneficiários do Programa Bolsa Família.

    Ao preencher o termo de adesão, as prefeituras devem se comprometer a fornecer um local para a instalação da infraestrutura compartilhada, e se responsabilizar pela segurança, operação e manutenção, após sua implantação.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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