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    A ABERT anunciou, nesta quinta-feira (29), a renovação do convênio com o ECAD, que beneficia as emissoras de rádio associadas. As novas regras foram definidas após uma série de reuniões conduzidas pela ABERT, com o apoio das associações estaduais de radiodifusão, para amenizar os efeitos provocados pela pandemia de COVID-19 e passam a vigorar em 1º de maio de 2021, com condições diferenciadas:

    a) Prorrogação do convênio por dois anos, até 1º de maio de 2023;

    b) Não incidência de correção monetária no ano de 2021;

    c) Redução das parcelas com vencimento em maio, junho e julho de 2021, no valor de 30% cada (25% do convênio ABERT-ECAD + 5% em razão da crise de COVID-19);

    d) A partir de agosto, as demais parcelas terão o desconto padrão do convênio ABERT-ECAD, de 25%.

    Para que o associado possa usufruir destes benefícios, é imprescindível que se mantenha adimplente. A ABERT informou ainda que estará em permanente diálogo com o ECAD para o encaminhamento das situações de regularização de débitos.

    O presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, comemorou a renovação do convênio com o ECAD.

    "A ABERT, mais uma vez, reforça o seu compromisso com a radiodifusão brasileira e agradece ao ECAD pela parceria", afirmou.

    Em caso de dúvida, a diretoria jurídica da ABERT está à disposição para maiores informações pelo telefone (61) 2104.4600 ou e-mail: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

    O governo federal editou, nesta quarta-feira (28), a Medida Provisória 1.045/21 que reinstitui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, permitindo às empresas a realização de acordos para redução de salário e jornada ou a suspensão dos contratos de trabalho por até 120 dias.

    Os funcionários afetados pela suspensão temporária do contrato de trabalho ou redução proporcional de jornada de trabalho e de salário terão direito ao recebimento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, pago pelo governo.

    A medida é uma reedição do programa instituído em 2020 para combater os efeitos da pandemia de COVID-19 na economia (MP 936/20, convertida na Lei nº 14.020/21). A redução da jornada de trabalho e do salário poderá ser feita nos mesmos moldes de 2020.

    Em conjunto com a MP 1.045/21, foi editada também a MP 1.046/21, semelhante à MP 927/20, que flexibiliza a legislação trabalhista. Com a publicação, as empresas podem adotar de forma menos burocrática a concessão de férias individuais ou coletivas, a compensação de feriados e a adoção de teletrabalho. Além disso, o recolhimento do FGTS pode ser adiado e feito de forma parcelada até o fim do ano.

    Em reunião online realizada na terça-feira (27), a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná deu posse a Caique Agustini na presidência da AERP. Vice-presidente da Associação, Caique assumiu o cargo após o falecimento de Michel Micheleto, ocorrido no dia 15 de abril, por complicações provocadas pela COVID-19. Micheleto foi eleito em 31 de janeiro de 2020 para o biênio 2020-2022.

    Durante a reunião, Caique afirmou que a intenção é dar sequência ao trabalho desenvolvido por Micheleto, com foco na inovação e criatividade

    "Estamos todos sensibilizados, o Michel é uma pessoa insubstituível. Vamos fazer o melhor possível para seguir neste caminho, com projetos inovadores, com o avanço da educação para auxiliar os radiodifusores no contato com as novas ferramentas que fazem parte desse mundo dinâmico e tecnológico. O mercado precisa conhecer o real tamanho do rádio", disse Agustini.

    Caique Agustini é diretor geral do Grupo Verde Vale de Comunicação e, em janeiro de 2019, assumiu a diretoria jurídica do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR), para o triênio 2019-2021.

    Em mensagem enviada a Agustini, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, desejou que “o novo desafio seja de vitórias na defesa do interesses da radiodifusão paranaense e que o legado deixado pelo amigo Michel Micheleto, de dedicação e compromisso, seja uma referência constante”.

     

     

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    O governo federal deve editar, nos próximos dias , uma nova medida provisória para diminuir os efeitos da crise econômica e dos altos índices de desemprego causados pela pandemia de COVID-19 no Brasil.

    A expectativa é do deputado federal Christino Áureo (PP-RJ), integrante da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. Ele conversou com a ABERT sobre essas ações e também sobre as contribuições que o Congresso Nacional pode dar para a retomada do setor produtivo do país.

    Na quarta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro sancionou o PLN 2, que permite ao governo abrir crédito extraordinário e destinar cerca de R$ 35 bilhões a programas emergenciais. Segundo o parlamentar, o recurso será utilizado no pagamento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, no apoio a micro e pequenas empresas e no complemento de renda de funcionários que sofram redução de salário ou suspensão do contrato de trabalho.

     

    Veja a entrevista na íntegra AQUI

     

    Para a matéria de rádio, acesse AQUI

     

    deputado christino

     

    O bloqueio de jornalistas e demais profissionais no Twitter, plataforma usada por várias autoridades públicas para a divulgação de informações, conta agora com uma ferramenta que fará o rastreamento do impedimento.

    A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o site Congresso em Foco lançaram a campanha virtual Bolos Antiblock, ação inspirada nos jornais publicados em tempos de ditadura militar, que divulgavam receitas de bolo no lugar das notícias censuradas.

    "De setembro de 2020 até agora, o monitoramento de jornalistas bloqueados por autoridades no Twitter feito pela Abraji registrou 174 casos envolvendo 88 profissionais. Quando isso acontece, limita-se o acesso do jornalista a informações de interesse público, sobretudo quando os perfis são usados para comunicar ações oficiais", diz Cristina Zahar, secretária executiva da Abraji.

    Quem acessar a página da campanha será convidado a se conectar em seu perfil do Twitter, para que a ferramenta faça um rastreamento de bloqueios. O sistema gera uma cryptoarte única para cada usuário bloqueado por uma autoridade que exerça mandato. Para permitir o cruzamento de dados, 600 nomes de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram previamente cadastrados.

    Para acessar o site da campanha, clique AQUI

     

     

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    O encontro online “Jornalismo local e liberdade de imprensa”, que acontece em 3 de maio, às 18h, já está com as inscrições abertas. Organizado pela Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-SP e pela ANER (Associação Brasileira de Editores de Revistas), o evento gratuito tem vagas limitadas e, para participar, é preciso se inscrever pelo link

    https://www.sympla.com.br/oab-sp---webinar-jornalismo-local-e-liberdade-de-imprensa__1185993

    Ao lembrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o encontro reunirá o diretor executivo de Jornalismo e âncora da Bandnews FM do Rio de Janeiro, Rodolfo Schneider, o editor executivo do Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP), Fabrício Carareto, e a presidente da APAMAGIS (Associação Paulista de Magistrados), Vanessa Ribeiro Mateus, em um debate sobre sigilo da fonte, os desafios da imprensa na cobertura diária e a importância do jornalismo local para as comunidades.

    A mediação estará a cargo do advogado da ANER e integrante da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB-SP, André Marsiglia.

     

     

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     Quando o assunto é publicidade, os consumidores de plataformas de áudio se mostram mais engajados do que consumidores de outros meios. É o que aponta um novo estudo da Edison Research em parceria com a NPR, realizado entre 13 e 21 de janeiro, com 1.500 norte-americanos com mais de 18 anos. Todos afirmaram ter ouvido rádio na semana anterior ao levantamento.

    Dentro desse universo, 64% dos entrevistados afirmaram ficar atentos à publicidade.

    Segundo os dados, quando se trata de mensagem comercial, o áudio em geral superou o streaming de TV e clipes online (58%), televisão ao vivo ou gravada (56%) e mídia social (51%). Os ouvintes mais frequentes também se mostraram os mais favoráveis ao conteúdo publicitário.

    O levantamento mostrou que 47% dos ouvintes disseram se informar sobre empresas locais por meio de anúncios de rádio AM/FM, contra menos de um terço de consumidores dos demais meios de comunicação. Do total de entrevistados, 46% afirmam considerar uma nova empresa, produto ou serviço após ouvir uma propaganda no rádio.

    Para além de decisões de consumo, o rádio vem consolidando um espaço afetivo na vida da audiência. Nos Estados Unidos, 33% dos ouvintes de rádio AM / FM afirmam que a plataforma está se tornando uma parte mais importante de suas vidas. Dois em cada três adultos do país sintonizam alguma emissora todos os dias.

    Com informações do portal Tudo Rádio

     

     

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    Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, participará do evento online “Informação como bem público. Organizado pelo Instituto Palavra Aberta, em parceria com a Unesco, a ABERT é uma das instituições apoiadoras do encontro, que será realizado nos dias 3 e 4 de maio. Lara Resende é um dos convidados do painel que ocorrerá na quarta-feira (3), às 16h.

    O debate dará enfoque ao jornalismo livre e independente, à produção de notícias como informação verificada de interesse público, e a necessidade de um ecossistema amplo, que inclui a segurança de jornalistas, para assegurar a qualidade da informação. Em 2021, a data também coincide com os 30 anos da declaração de Windhoek, que instituiu o dia mundial da liberdade de imprensa.

    Os painéis terão três eixos: medidas para garantir a viabilidade dos veículos, a segurança dos jornalistas e a sustentabilidade econômica, criação me mecanismos que garantam a transparência de empresas de internet e ainda o desenvolvimento da educação midiática.

    A programação prevê ainda a participação da presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, do presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, além de representantes do Judiciário e de veículos de imprensa.

    A programação completa será transmitida pelas redes sociais das entidades organizadoras e dos parceiros.

     

     

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    Em edição extra do Diário Oficial da União, foi publicada, nesta sexta-feira (16), a nomeação do coronel da Polícia Militar do Distrito Federal André de Sousa Costa para chefiar a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações.

    A Secom faz a assessoria da Presidência e coordena a comunicação de governo, as ações de publicidade e a atuação das mídias digitais.

    Desde junho de 2020, André Costa atuava como assessor especial da Presidência da República. Ele também já foi chefe da Comunicação da Secretaria Geral da Presidência, quando comandada pelo ministro do TCU, Jorge Oliveira.

    Flávio Rocha, que estava como chefe interino da Secom, seguirá no cargo de secretário Especial de Assuntos Estratégicos.

    As principais estratégias para fortalecer o vínculo do rádio com os anunciantes e ouvintes foram tema do encontro virtual promovido pela Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), na quarta-feira (14).

    Para o diretor do Sistema MPA e vice-presidente da AMIRT, Mayrinck Júnior, o rádio deve ocupar todas as plataformas e gerar conteúdo sem descuidar da interatividade. “Seu negócio não é rádio, mas uma empresa produtora de conteúdo multiplataforma”, ensinou.

    Mayrinck ainda defendeu a obrigatoriedade de inserção e desbloqueio do chip FM em todos os celulares. “Os smartphones geram a convergência de todas as mídias”, afirmou.

    Segundo Marina Alves, gestora de Marketing do Sistema MPA, relacionamento e estratégia são as palavras-chave para o sucesso. “Primeiro, é preciso ser ouvinte do ouvinte, estar atento às necessidades dele e do anunciante”, defendeu. Mas a profissional acrescentou: as empresas de radiodifusão ainda não sabem negociar espaço no rádio como um veículo multiplataforma.

    Carolina Sasse, diretora de Vendas da Cadena, afirmou que a criatividade exige que os criadores de conteúdo “calcem os sapatos dos clientes”, entendam o que estão buscando em meios de comunicação, que realidade enfrentam e que mudanças experimentaram durante a pandemia. “É hora de abrir a caixinha de perguntas e interagir com os ouvintes. É momento de testar novas ideias, tirar projetos do papel”, salientou.

     

     

    amirt

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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