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    Os altos custos e as dificuldades técnicas, principalmente no que diz respeito à instalação do sinal de TV digital no interior do país, são alguns dos obstáculos a serem superados na implementação da nova tecnologia. Esses e outros assuntos serão debatidos por engenheiros e especialistas no SET Centro-Oeste, que ocorre em Brasília nesta terça e quarta-feira, dias 16 e 17 de outubro, em Brasília.

    O SET Centro-Oeste é um seminário organizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) em parceria com a Empresa Brasil de Comunicações  do Distrito Federal (EBC/DF) e terá como tema principal Tecnologia de Televisão -  Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia. Interatividade, Mobilidade. O evento será realizado no Espaço Cultural Renato Guerreiro, na Sede da Anatel  (SAUS Qd. 6 bloco C).  A entrada é restrita a associados à SET.

    Ao todo serão 22 painéis durante os dois dias. A abertura terá a participação do superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Marconi Maia, que falará sobre a atuação técnica da agência; e do assessor da Secretaria de Telecomunicações do Minicom, Flávio Lenz, que abordará o apagão analógico no Brasil e em outros países.

    As alternativas para a redução de custos na implantação do novo padrão de TV serão apresentadas pela representante da Hitachi Kokusai Linear, Vanessa Lima. Já os principais desafios técnicos relacionados à instalação e operação de rede da TV Digital serão debatidos por Daniel Korgabe, da Agilent. Ele mostrará um roteiro de testes recomendados para a validação e diagnóstico de qualidade e desempenho de transmissores.

    Fabrizio Reis, da Screen Service do Brasil, fará palestra sobre os principais obstáculos para a interiorização do sinal, apresentando cases práticos e análises sobre as limitações e possibilidades de tecnologias e soluções de SFN, satélite, re-uso de freqüências, canais virtuais e parâmetros de transmissão.

    A necessidade de a TV consolidar-se como líder de um ambiente multiplataformas e de convergência por meio da interatividade será o tema do painel TV Digital: quem será o dono da interatividade?, a ser ministrado pelo professor da Universidade Católica de Brasília, Alexandre Kieling. Para ele, o segmento que dominar a interatividade deverá ser o novo “dono” dos cofres da indústria audiovisual.

    A oportunidades e os desafios do rádio na era da convergência digital também serão discutidos no SET Centro-Oeste, com a participação do consultor de mídia da Apoio Técnico José Cláudio Barbedo. Outro assunto na pauta do evento será o funcionamento e os novos modelos de negócio da publicidade na TV digital. O coordenador do Núcleo de Multimídia da TV Escola do Ministério da Educação, Rafael Gonçales Carneiro, é o convidado para falar sobre o tema.

    Conheça a programação completa do evento aqui.


    Assessoria de Comunicação da Abert

     

     O presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Milton Coleman,  disse que o exercício da profissão jornalística continua sendo “perigosa demais” no continente americano. A afirmação ocorreu durante a abertura da 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que ocorreu em São Paulo. Coleman reiterou que a liberdade de imprensa registrou avanços, mas também retrocessos.

     

    "Os governos fazendo tudo o que podem para amordaçar esta importante parte da democracia", opinou Coleman.

     

    O presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Gustavo Mohme, também concordou com o presidente. Segundo ele o continente americano vive uma "situação complicada". “Aconteceram notáveis avanços em matéria de liberdade em alguns países, mas também foram registrados casos que a liberdade de imprensa é cerceada”, disse Gustavo Mohme.

     

    Durante a 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) foram apresentados alguns relatórios sobre violência contra jornalistas.

     

    O relatório brasileiro, apresentado pela ex-presidente da Associação nacional de Jornnais (ANJ), Judith Brito, informa que no período de 26 de março a 7 de outubro deste ano, 28 casos foram reportados no país: dois assassinatos, 13 agressões, cinco ameaças e oito censuras judiciais.

     

    No México, o documento assinala que a violência e a impunidade contra os jornalistas  permanecem como as principais "preocupações" da imprensa do país.

    O texto ainda reflete que, além da "reiterada violência e da impunidade", o fracasso das leis para a proteção de jornalistas virou motivo de preocupação.

     

    No período de análise do relatório, que é semestral, seis jornalistas foram assassinados e outros três estão desaparecidos. Além disso, a Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) cifrou em 82 o número de profissionais mortos desde 2000.

     

    A análise dedicada à Argentina também não é encorajadora e a Comissão denunciou que no país, "a imprensa enfrentou um clima crescentemente hostil durante o último semestre". O documento acrescenta que "resoluções governamentais, manobras judiciais, declarações agravantes e amedrontadoras de funcionários públicos, medidas contra meios de imprensa e ameaças, configuram um cenário obscuro para o exercício do jornalismo e do direito que todo cidadão tem de se expressar livremente".

     

    A 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) termina nesta terça-feira, 16. O evento conta com a participação de mais de 600 pessoas - entre jornalistas, políticos, pesquisadores e empresários de comunicação.

     

    Foto: Ricardo Godoy

    Assessoria de Comunicação da Abert

    O ex- produtor, diretor e apresentador Wilton Franco faleceu vítima de uma parada cardiorrespiratória na manhã deste sábado, 13, em Penha, Santa Catarina. Franco tinha 82 anos e teria passado mal em casa, quando foi encaminhado para o hospital devido a complicações do que seria um princípio de AVC.

    Um dos grandes nomes da TV brasileira, Franco foi o criador de Os Trapalhões, ao ar pela primeira vez na TV Excelsior em 1966 na versão Os Adoráveis Trapalhões.  Em 1982, criou na TVS (hoje SBT) o programa O Povo na TV;  na TV Tupi, dirigiu Hoje é Sábado e Moacyr Franco Show; também foi apresentador de Balança, Mais Não Cai, na Rádio Nacional, na década de 1950. Entre 1988 e 1992 dirigiu Os Trapalhões na TV Globo.

    Nos últimos anos, Franco trabalhava como consultor do Parque Beto Carrero World. De acordo com a assessoria, o corpo do ex-diretor está sendo velado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Penha e será cremado em Balneário Camboriú, no Crematório Vaticano.

    Assessoria de Comunicação da Abert com informações do G1


    Será realizado no próximo dia 24, no hotel Renaissance, em São Paulo, o 6° Fórum ANER de Revistas. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Editores de Revistas, contará com jornalistas de destaque do mercado editorial no Brasil e em outros países, que irão  debater o futuro das revistas e as novidades para o setor.

    A evolução das marcas, a reinvenção da revista e visões estratégicas serão alguns dos temas debatidos durante o evento.

    Entre os palestrantes estão Alexandre Maron, diretor de Inovação da Editora Globo; Fernando Costa, vice-presidente da ANER; Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Administração/Grupo RBS;  Roberto Muylaert, presidente/ANER;  Thomaz Souto Corrêa, vice-presidente Conselho Editorial/Grupo Abril.

    Informações e inscrições podem ser feitas pelo site - www.forumaner.com.br

    Serviço
    DATA: 24 de outubro (quarta-feira)

    HORÁRIO: 8h30 às 18h (de Brasília)

    LOCAL: Hotel Renaissance, São Paulo/SP (entrada pela Alameda Jaú, 1620 - Jardins) Estacionamento no local (R$ 30)

     

    Assessoria de Comunicação da Abert

    A 68ª Assembleia-Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) começa nesta sexta-feira, 12, em São Paulo. O evento reunirá durante cinco dias, no Hotel Renaissence, cerca de 600 jornalistas e empresários do setor, representando 34 países.

    Os debates vão abordar novas mídias, sustentabilidade e liberdade de imprensa. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o CEO do The New York Times, Arthur Sulzberger Jr., o presidente do diário espanhol El País, Juan Luis Cebrián, e Roberto Civita (Editora Abril), estão entre os palestrantes.

    Esta é a quinta vez que a Assembleia Geral da SIP ocorre no Brasil. A entidade, que tem a defesa da liberdade de expressão como principal foco de atuação, reúne 1.300 jornais e revistas das Américas.

    Também estão confirmados para o evento Ascânio Seleme (O Globo), Marcelo Rech (Grupo RBS), Ricardo Gandour (O Estado de S. Paulo), Sérgio D´Ávila (Folha de S.Paulo), Ken Doctor (Newsonomics), e Ellyn Angelotti, do Instituto Poynter da Flórida.

    Uma das atrações é o Domingão na SIP, evento gratuito que discutirá diversos aspectos sobre o futuro do jornalismo e da profissão do jornalista. Mais de 500 estudantes, professores e profissionais de imprensa se inscreveram para o painel.

    Ao final da assembleia, será apresentado o resultado de uma pesquisa inédita com editores de jornais das Américas sobre as condições para o livre exercício da profissão no continente. A ABERT apoia a realização do evento.

     

    Assessoria de Comunicação da Abert

    A primeira reunião do conselho consultivo de rádio digital está marcada para o próximo dia 23, informou o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins.

    Nesta semana, o ministério publicou a portaria designando os integrantes do conselho. O fórum, criado em agosto, dá início à fase em que o Minicom começará a ouvir a sociedade sobre a definição do padrão de rádio digital a ser adotado pelo Brasil.

    O Ministério das Comunicações realizou testes com os dois padrões mais conhecidos no mundo, o HD Radio, da norte-americana Ibiquity, e o DRM, do consórcio europeu. Paulo Bernardo, titular da pasta, afirmou recentemente que a escolha do sistema digital deve acontecer ainda este ano. Segundo ele, no entanto, a definição ocorrerá depois de ouvidos o setor de radiodifusão e a indústria.

    Clique aqui para ver a composição do conselho.

     

    Assessoria de Comunicação da Abert

    As emissoras de rádio e televisão devem se preparar para a propaganda eleitoral nos municípios que terão segundo turno nas eleições deste ano. Nesta fase da campanha, o programa eleitoral terá 20 minutos de duração e será exibido também aos domingos.

    No rádio, a propaganda eleitoral será veiculada às 7hs e às 12h. Na televisão, a propaganda passará às 13h e às 20h30. Cada candidato terá ainda o direito a 30 minutos diários de vinhetas de até 60 segundos durante a programação.

    De acordo com a legislação eleitoral, os programas já poderiam ser retomados a partir da quarta-feira, 10. Em São Paulo, por exemplo, a propaganda eleitoral recomeçará na próxima segunda-feira, 15.

    Assessoria de Comunicação da Abert

    As emissoras de TV associadas à Abert terão desconto para a contratação do serviço de legenda oculta (Closed Caption) através da Estenotipia Computadorizada. A parceria assinada entre a Abert e a Steno do Brasil visa atender, principalmente em programas ao vivo, aos milhares de telespectadores com dificuldades de audição no país.

    O modelo de estenotipia computadorizada transcreve o que é falado e, simultaneamente, envia para emissoras, via internet. As emissoras poderão definir com a Steno do Brasil como será a operação da geração do texto: se a distância, sem a necessidade de operadores na TV ou com a contratação de técnicos da Steno.

    Para contar com o desconto, as emissoras deverão estar com o pagamento em dia junto a Abert.

    As emissoras interessadas na contratação do serviço devem entrar em contato com a empresa Steno do Brasil pelos telefones: (61) 3964-0904 e (61)3051-5753 e procurar por Alexandre de Almeida, Mariana Cruz e Marcello Ziller, que são os responsáveis pelo serviço.

    Assessoria de Comunicação da Abert

    Nos dias 5 e 6 de novembro o Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) realiza pelos segundo ano consecutivo o II Seminário Internacional de Comunicação: Mídias Móveis – Rumo ao Mobile First.

    A cultura de tablets e smatphones altera nos âmbitos mais profundamente os paradigmas jornalísticos e mercadológicos. Profissionais da comunicação são colocados à frente desta realidade que envolve novo perfil de público e conteúdo. Integração de conteúdo, redes sociais, mensuração de audiência e perspectivas de mercados são algumas das temáticas abordadas pelo evento.

    Além de Rafael Höhr, editor Multimídia e de Gráficos Informativos do The Sunday Times (Inglaterra), que ministrará conferência sobre inovação e integração de conteúdos para plataformas móveis, o evento contará com renomados comunicadores que abordarão a experiência e o desafio de se adaptarem às chamadas mídias móveis.

    Para mais informações sobre o evento, acesse: http://www.iics.edu.br/index.php/escola-de-comunicacao/simposios-de-comunicacao/ , ligue (11) 3177-8303 ou escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    Assessoria de Comunicação da Abert

    Artigo

    Vicente Jorge - Vice -presidente da Abert

    A Abert realizou uma ampla pesquisa sobre o mercado de rádio no Brasil.

    Foram consultadas 435 emissoras, de 26 estados e do Distrito Federal, o que representa 10% do mercado de rádios comerciais no país. O levantamento é um dos mais abrangentes sobre o meio rádio. Rio Grande do Sul (16%), São Paulo (14%) e Minas Gerais (12%) são os estados com maior participação. Amapá, Roraima e Tocantins são os menos representativos (0,2%, nos três casos).

    A pesquisa concluiu que o anunciante local é a principal fonte de renda do rádio, respondendo por 81,55% do faturamento mensal das emissoras. A contribuição significativa do mercado local foi confirmada pelo grande percentual de rádios que afirmam “raramente” receber mídia de patrocinadores nacionais privados (62%) governos estaduais (59%) ou governo federal (74%).

    Os resultados foram semelhantes entre as regiões. Sul e Sudeste disseram ter 83% de anunciantes locais, enquanto Norte, Centro-oeste e Nordeste apontaram 81%, 80% e 74%, respectivamente.

    Diante do quadro pesquisado pela Abert, pergunta-se: o que poderia ser feito para que o rádio disputasse mais verbas de anunciantes nacionais? Aumentar o número de informações sobre o setor, através do Projeto Inter-Meios, pode ser uma alternativa, afirmam os publicitários.

    O Projeto Inter-Meios é uma iniciativa conjunta do jornal Meio & Mensagem e dos principais meios de comunicação brasileiros no sentido de levantar, em números reais, o volume de investimento publicitário nas mais diversas mídias no país.

    A iniciativa surgiu em 1990 e hoje conta com a adesão de mais de trezentos e cinquenta veículos e grupos de comunicação, que representam aproximadamente 90% do investimento em mídia. O projeto fornece, mês a mês, o total nacional desses investimentos, distribuído por região e por tipo de mídia.

    Confira os números acessando o endereço http://www.projetointermeios.com.br/relatorios-de-investimento , é gratuito.

    As mídias participantes são: TV aberta e fechada, rádio, jornal, revista, cinema, guias e listas, mídia exterior (outdoor, painel, mobiliário urbano, digital out of home e móvel) e Internet. Os números do projeto são essenciais para as empresas de comunicação aferirem seu desempenho e balizarem sua performance de mercado.

    Entretanto, as informações também são usadas pelas empresas em seus investimentos publicitários, para coordenarem seus esforços de vendas, fornecendo uma noção mais precisa da distribuição da verba publicitária nas regiões do país e do comportamento desse investimento ao longo dos anos. Isso é o mais importante.

    O mesmo acontece em trabalhos associativos, tanto do Grupo de Mídia como das associações que representam veículos de comunicação, avaliando o market share de mercado e tomando os dados do Projeto Inter-Meios como parâmetros para suas ações. Os números são, portanto, referência sobre o negócio da mídia no Brasil e respaldam, com sua credibilidade, tudo que se diz de importante sobre esse tema no país e no exterior.

    O projeto não trabalha com números especulativos, mas com dados fornecidos pelas empresas, com absoluta exclusividade. Baseia-se no faturamento real bruto dos veículos, incluindo a comissão das agências e excluindo o desconto dado nas negociações.

    E por que esses números são confiáveis? Em primeiro lugar, porque não sofrem distorções, já que o objetivo deste projeto é informar o mercado e não criar qualquer tipo de ranking. Em segundo lugar, porque essa informação não é sobre o faturamento individual das empresas, mas sobre o mercado como um todo, distribuído pelas diversas regiões brasileiras e pelos diferentes meios de comunicação.

    O Projeto Inter-Meios garante sigilo absoluto sobre as informações reportadas pelas empresas. Sob um código de acesso exclusivo - e não sob seu nome – as empresas fornecem mensalmente os dados solicitados à PricewaterhouseCoopers, empresa de consultoria/auditoria internacionalmente reconhecida por sua confiabilidade, que somente os torna públicos depois de tabulados.

    Também não é possível deduzir esse faturamento da tabulação geral. É por isso que o projeto fala em regiões ao tratar dos investimentos em mídia.

    O jornal Meio & Mensagem, que completou 34 anos de atuação junto ao mercado gozando de absoluta credibilidade, coordena o projeto e divulga um resumo dos dados. Todos têm acesso às informações, que sempre estão disponíveis no site, através de relatórios, análises e comparativos.

    Além disso, o projeto mantém uma comissão, formada por um grupo de representantes dos diversos meios de comunicação, rádio inclusive, que discute regularmente seu andamento, abrangência, representatividade e também analisa os números tabulados confrontando com a realidade do mercado.

    Por que o empresário de rádio deve participar do projeto?

    Além dos veículos que fazem parte do Inter-Meios, ainda há um número muito grande de emissoras de rádio que ainda não aderiram a essa importante iniciativa. E quanto mais abrangentes forem os números deste projeto, mais ele será representativo no mercado brasileiro de mídia.

    Das mais de quatro mil e quinhentas emissoras de rádio comercial no Brasil, apenas cerca de 150 fornecem informações ao projeto. A falta de informações do mercado publicitário com relação ao rádio prejudica o setor.

    Para participar basta cadastrar a empresa no site do projeto - o responsável receberá um código de acesso da PricewaterhouseCoopers que o identificará. A partir daí, é só enviar os números através do próprio site, até o dia 15 de cada mês, com as informações sobre o mês anterior. Não há nenhum custo para as empresas participantes.

     

    A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) repudiou o interrogatório que sofreu o jornalista argentino Jorge Lanata, pelo Serviço de Inteligência Nacional da Venezuela, na última terça-feira, 9. O jornalista e a equipe de produção de seu programa "Periodismo Para Todos", transmitido pelos canais 13 e TN, estavam no país para cobrir as eleições presidenciais.

    O jornalista, além de ter ficado incomunicável, foi obrigado a apagar todo o material registrado na cobertura.

    O comunicado da AIR afirma que “O procedimento contra o jornalista Lanata e sua equipe de produção configura grave intimidação à liberdade de expressão e ao livre exercício do jornalismo”.

    “A declaração dos princípios da liberdade de expressão e da Comissão Interamericana de Direito estabelece que todo comunicador tem o direito de reservar as fontes de informação e arquivos pessoais e profissionais. A quebra desses direitos viola severamente a liberdade de expressão”, disse o comunicado da entidade, que representa 15 mil emissoras de rádio e TV das Américas, Ásia e Europa.

    Assessoria de Comunicação da Abert

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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