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    Uma pesquisa da empresa de dados canadense MARU/Matchbox e da Nielsen mostra que o rádio tem uma vantagem de 38% sobre a TV ao atingir o público-alvo de adultos de 18 a 49 anos das universidades online.

    Para cinco escolas entrevistadas, adicionar o rádio ao marketing aumenta o alcance desse público em 100% ou mais.

    De acordo com a pesquisa, 45% dos participantes dizem que estão considerando, desejam ou planejam seguir uma educação online. Desses, 23% estão definitivamente dispostos a considerar ou planejam iniciar essa modalidade de educação no próximo ano, e 22% dizem que podem considerá-la.

    “Os anunciantes devem se concentrar em atingir essa faixa etária, pois é mais provável que eles se inscrevam em cursos ou universidades online”, diz Ariella Leiter, analista do blog Westwood One Research.

    Ao citar dados do relatório de audiência total do segundo trimestre de 2022 da Nielsen, o blog mostra que para adultos de 18 a 49 anos, o rádio AM/FM tem o maior alcance semanal em comparação com todos os outros tipos de mídia.

    “As universidades online podem aumentar o alcance de alunos em potencial com maior uso de podcasts e rádio AM/FM e redução de gastos com TV”, afirma Leiter.

    Ainda segundo a pesquisa, entre 40% e 50% dos alunos em potencial dizem que ouvem com frequência ou ocasionalmente rock, músicas antigas/sucessos clássicos, contemporâneo adulto e rock clássico, e quase 25% ouvem  gêneros de podcast como comédia, entretenimento/cultura, notícias/eventos atuais e crimes reais.

    A pesquisa da MARU/Matchbox sugere um plano otimizado que aloca 45% do orçamento de anúncios para áudio, 33% para AM/FM e 12% para podcasts.

    “Embora os planos de mídia existentes consistam principalmente em TV e digital, o áudio deve desempenhar um papel muito maior”, diz Leiter.

     

     

     

    Durante sessão solene do Supremo Tribunal Federal (STF), que marcou a abertura das atividades do ano do Judiciário, na quarta-feira (1º), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, leu o Manifesto em Apoio ao Estado Democrático de Direito, documento assinado por mais de 300 representantes da sociedade civil, entre eles, a ABERT.

    Elaborado após os ataques violentos e antidemocráticos às sedes do Três Poderes, no dia 8 de janeiro, em Brasília, o manifesto reúne ainda 1,3 milhão de assinaturas de advogados de todo país e o apoio do Fórum de Governadores, e reforça a defesa e o fortalecimento da democracia brasileira.

    “A liberdade de expressão e de crítica estão entre os valores mais caros ao Estado de Direito. Divergências ideológicas e de opinião são próprias da democracia e devem ter vez no debate público, mas não se confundem com os intoleráveis ataques violentos que põem em risco a própria democracia”, ressalta o documento.

    O texto alerta ainda para a necessidade de “rechaçar os retrocessos e os ataques contra o Estado Democrático de Direito” e afirma que “é chegada a hora de pacificação da sociedade e da união de todos em prol da construção de uma sociedade livre, justa, fraterna e solidária.”

     

    As emissoras e profissionais de rádio e TV, além de jornalistas independentes, têm até o dia 26 de fevereiro para participar do programa Acelerando Negócios Digitais, que ensinará maneiras de utilizar ferramentas digitais como aliadas no desenvolvimento e crescimento de veículos.

    As inscrições gratuitas já estão abertas (AQUI).

    Promovido pelo ICFJ ( International Center for Journalists), em parceria com a ABERT, a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram –  e com a Universidade de Nova York (CUNY), o novo programa terá treinamentos virtuais com especialistas nacionais e internacionais nas áreas de mídia e negócios.

    O programa está dividido em duas fases:

    Na primeira etapa, haverá dois grupos de treinamento: um direcionado a especialistas e profissionais que atuam em empresas de mídia ou de forma independente, e outro a executivos. Os especialistas darão dicas para melhorar a gestão empresarial, fortalecer a relação da organização com a audiência digital, gerando receita e construindo modelos de negócios inovadores e sustentáveis.

    A formação para o primeiro grupo começa em março e terá duração de 10 semanas. Já o grupo de executivos realizará um treinamento exclusivo com a CUNY, que atualizará os participantes sobre as principais tendências na área de gestão estratégica de negócios digitais.

    Na segunda fase do programa, serão oferecidos mentorias exclusivas por cinco meses e apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que possam inovar ou acelerar negócios digitais. Para se candidatar a essa segunda etapa, os interessados deverão participar de, no mínimo, 75% das sessões de treinamento ofertadas na primeira fase do programa.

    Após a fase de treinamentos, as organizações de mídia poderão receber mentoria exclusiva e fundos de inovação de até US $15,000 e jornalistas independentes até US$ 2,500.

    Os participantes deverão observar as regras contidas nos termos e condições do programa:

    Para que uma empresa seja elegível para a próxima fase do programa e possa receber a mentoria e os fundos de inovação, é preciso ter pelo menos UM participante em cada um dos grupos de treinamentos (executivos e especialistas).

    O treinamento – pré-requisito para a segunda fase – é aberto e não há limite de inscritos.

    A programação completa será divulgada nos próximos dias.

    Estimule seus colegas e executivos a também se inscreverem!

    A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lamenta, profundamente, a morte da jornalista Glória Maria, ocorrida nesta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro (RJ).

    O pioneirismo de Glória Maria na TV ficará marcado na história do jornalismo e da radiodifusão brasileira. Foram milhares de reportagens que apresentaram o Brasil ao mundo, com informação e muita emoção.

    Sempre preocupada com o caminho da notícia até chegar ao telespectador, Glória Maria quebrou paradigmas, com matérias mais leves, que inspiraram gerações de jornalistas.

    Em suas viagens pelo mundo, levou junto toda a população brasileira para embarcar nas histórias contadas por uma repórter de olhar crítico e observador.

    Glória Maria deixa um legado que jamais será esquecido pelo jornalismo brasileiro.

    Neste momento de luto e dor, a ABERT se une aos amigos e familiares e se solidariza com a perda dessa gigante da televisão brasileira.

    O International Center for Journalists (ICFJ), em parceria com a ABERT, a Meta – empresa responsável pelo Facebook e Instagram – e outras associações de mídia, lançou, na segunda-feira (23), o programa Acelerando Negócios Digitais.

    As inscrições gratuitas já estão abertas (AQUI).

    O programa tem como objetivo contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e a sustentabilidade financeira de veículos midiáticos digitais e tradicionais de diferentes partes do país.

    Emissoras e profissionais de rádio e TV, além de jornalistas independentes podem participar do programa, que ensinará maneiras de utilizar ferramentas digitais como aliadas no desenvolvimento e crescimento de veículos.

    O programa está dividido em duas fases: a primeira prevê uma série de treinamentos virtuais com especialistas do Brasil e do mundo, que darão dicas para melhorar a gestão empresarial, fortalecer a relação da organização com a audiência digital, gerando receita e construindo modelos de negócios inovadores e sustentáveis.

    Nessa primeira etapa, haverá dois grupos de treinamento: um direcionado a especialistas e profissionais que atuam em empresas de mídia ou de forma independente, e outro a executivos.

    A formação para o primeiro grupo começa em março e terá duração de 10 semanas. Já o grupo de executivos realizará um treinamento exclusivo com a The City University of New York, que atualizará os participantes sobre as principais tendências na área de gestão estratégica de negócios digitais.

    Na segunda fase do programa, serão oferecidos mentorias exclusivas por cinco meses e apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos que possam inovar ou acelerar negócios digitais. Para se candidatar a essa segunda etapa, os interessados deverão participar de, no mínimo, 75% das sessões de treinamento ofertadas na primeira fase do programa.

    Organizações de mídia poderão receber até US$ 15 mil, e jornalistas independentes até US$ 2,5 mil.

    O novo programa foi desenvolvido após o sucesso do Acelerando a Transformação Digital, promovido pela ABERT, ICFJ e Meta, em 2021/2022.

     

    Já estão abertas as inscrições para o 26º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, que será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, em Canela (RS). 

    Promovido pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), o encontro reúne, a cada dois anos, empresários e profissionais de radiodifusão em palestras e painéis que debatem temas do setor no Rio Grande do Sul.

    Na Feira de Equipamentos Eletrônicos, os inscritos conhecerão lançamentos de produtos com tecnologia de ponta e novos serviços e programas informatizados.

    Para mais informações, envie e-mail para Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (Diego Alves), ou ligue (51) 3212-2200.

    A normatização e as matrizes tecnológicas que irão nortear a política pública para a implementação da chamada TV 3.0 foram pauta da reunião entre a ABERT e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, na quarta-feira (25), em Brasília.

    Para o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, a chegada da nova geração de televisão digital no país é de fundamental importância para a TV aberta se manter competitiva e forte. Segundo Lara Resende, a TV 3.0 representará um salto tecnológico e uma mudança radical na forma de consumir televisão aberta, acompanhando a revolução que a internet 5G causará nos diversos setores e segmentos da sociedade.

    “A TV 3.0 contará com alto padrão tecnológico, como vídeo em UHD, integração completa do broadcast e broadband, segmentação geográfica de conteúdo e de perfil de usuário via IP, além de incorporar recursos da TV 2.5 e proporcionar a possibilidade de novos modelos de negócios, todos necessários para acompanhar as mudanças tecnológicas e os hábitos de consumo da sociedade”, afirmou.

    Lara Resende destacou ainda que a TV digital está presente em 79,5% dos 72,9 milhões de lares brasileiros, oferecendo, gratuitamente, uma programação variada e com qualidade.

    "Essa tecnologia disruptiva vai além de promover uma melhor experiência de imagem e som para o usuário. Passa, principalmente, pelo interesse público de garantir acesso à informação e inclusão digital para todos os brasileiros", afirmou o ministro.

    Também participaram da reunião, o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, o diretor de Tecnologia, Luiz Abrahão, o diretor de Assuntos Legais e Regulatórios, Rodolfo Salema, os conselheiros da Associação, Paulo Tonet Camargo e Roberto Franco, além do coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), Luiz Fausto, e de representantes da Abratel.

    “A TV será muito mais dinâmica e conectada à internet, fazendo, por exemplo, com que aquele modelo de canais de TV aberta em que aparece número por número, seja substituído por uma navegação por aplicativos, com muito mais possibilidades de exibição de conteúdos”, explicou o secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Wilson Wellisch.

     

    Em edição extra do Diário Oficial da segunda-feira (16), foi publicada a nomeação de Wilson Wellish para o cargo de secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações (MCom).
     
    Engenheiro e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), Wellish é servidor de carreira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde 2011, onde atuou na Superintendência de Serviços Privados, foi assessor da Gerência de Controle de Obrigações de Universalização e Ampliação do Acesso e superintendente de Outorga e Recursos à Prestação substituto.
     
    Cedido ao então Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em 2019, atuou como diretor do Departamento de Inclusão Digital, secretário de Telecomunicação substituto e secretário de Radiodifusão. Foi diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura de Telecomunicações e Banda Larga do MCom até março de 2021, quando retornou à Anatel para assumir o posto de superintendente de Fiscalização. Em janeiro de 2022, Wellish assumiu como presidente substituto da Agência, onde permaneceu até abril do mesmo ano.
     
    Atualmente, ocupava o cargo de diretor do Departamento de Políticas Setoriais do MCom.

    Após os atos de vandalismo que atingiram as sedes dos Três Poderes em Brasília, no início do mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) lançou, na terça-feira (17), a campanha Democracia Inabalada.

    O objetivo da ação é ressaltar a importância da democracia e não deixar que o episódio seja esquecido ou que se repita. A campanha destaca ainda que a democracia e a Suprema Corte saem fortalecidas do protesto antidemocrático. O material já está sendo veiculado pelas emissoras de TV, sites e redes sociais. A ABERT apoia a divulgação da campanha.

    Para baixar o material, basta clicar AQUI.

    De acordo com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, o patrimônio físico do órgão será recuperado e preservado. “Os trabalhos envolvem remover estilhaços, reerguer mesas e cadeiras, reedificar os espaços e restaurar móveis e antiguidades. Contudo, a resposta aos atos criminosos passa também por difundir a mensagem de que esta Suprema Corte, assim como a defesa que a instituição faz da democracia e do estado de direito, seguem inabaláveis".

    A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está se preparando para o Dia Mundial do Rádio, comemorado em 13 de fevereiro, compartilhando materiais educativos e maneiras de comemorar.

    Proclamado em 2011 pelos estados membros da UNESCO e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012, este ano, o dia internacional terá como tema “Rádio e Paz”.

    “A guerra, como antônimo de paz, significa um conflito armado entre países ou grupos dentro de um país, mas também pode se traduzir em um conflito de narrativas da mídia”, diz a UNESCO em seu site. “Ao relatar e informar o público em geral, as estações de rádio moldam a opinião pública e estruturam uma narrativa que pode influenciar situações nacionais e internacionais e processos de tomada de decisão”, completa.

    Em homenagem ao tema deste ano, a UNESCO compartilhou 13 maneiras pelas quais as estações de rádio podem incorporar “Rádio e Paz” em sua programação. As ideias incluem focar e discutir canções de paz ou apresentar um talk show com resenhas de livros ou revistas que trazem histórias de desarmamento, soldados desmobilizados, reintegração e reconciliação, por exemplo.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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