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    Um grupo de crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) visitou a sede da ABERT, em Brasília, na quinta-feira (29). Recebidas pelo diretor-geral da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, as crianças homenagearam a Associação pelo centenário do rádio no Brasil e Dia Nacional da Televisão, comemorados em setembro.

    Durante a visita, elas conheceram o estúdio de rádio e televisão, ouviram música em uma vitrola, viram um dos aparelhos modelo capelinha da Mostra Rádio em Movimento e aprenderam sobre a história da radiodifusão.

    A ABERT agradece o reconhecimento e reforça o compromisso com a sociedade de promover a cultura e a educação.

    Dezenas de emissoras de rádio paulistas se uniram em carreatas que percorreram as ruas de São Paulo, São José dos Campos e de Campinas, no domingo (25), data que homenageia o Dia Nacional do Rádio.

    Coordenada pela AESP (Associação das Emissoras de Rádio e TV de São Paulo), a iniciativa faz parte do projeto "Rádio + 100 Anos", que comemora os 100 anos do rádio no Brasil, e uniu emissoras concorrentes em torno de uma ação que chama a atenção para a importância do meio.

    O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, na terça-feira (27), o Decreto nº 11.210/22, que revogou os dispositivos que autorizavam o poder público a exigir a apresentação de seguro-garantia nos casos de parcelamento do preço público da outorga decorrentes de processo de licitação, de alteração de características técnicas e de migração AM-FM.

    Vale lembrar que a exigência de garantia já havia sido excluída pela Lei nº 14.351/22, publicada em maio deste ano.

    O decreto prevê, ainda, que na consolidação do saldo devedor do parcelamento, além da correção monetária, também serão consideradas as penalidades de mora decorrentes de parcelas vencidas e não quitadas na data em que for efetuado o parcelamento. Já na hipótese de o pagamento do parcelamento mensal não ser efetuado, a penalidade de mora será aplicada apenas em relação às parcelas vencidas.

    O MCom ainda publicará uma portaria regulamentando essas novas alterações, para colocar em prática e analisar os pedidos de parcelamento.

    A íntegra do decreto está AQUI.

    Por unanimidade, o Superior Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade de dispositivo da Lei nº 13.649/2018 que autoriza somente as emissoras de rádios localizadas nas capitais da Amazônia Legal a retransmitir os sinais para os municípios do interior de seus respectivos estados.

    De acordo com o voto da relatora do processo, ministra Rosa Weber, o objetivo da lei é promover a universalização do acesso à cultura e informação na Amazônia Legal. Para a ministra, não cabe ao Poder Judiciário, no exercício do controle jurisdicional, mudar a regra da política pública aprovada pelo Congresso Nacional.

    A ministra afirma ainda que a regra impugnada encontra respaldo na Constituição Federal, mostrando-se “legítima e razoável”, porque se dirige ao “fortalecimento do vínculo entre a capital de um Estado e as áreas isoladas, rurais ou ribeirinhas, nele situadas”.

    A AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) lançou, nesta sexta-feira (23), a Radio Parade, uma exposição a céu aberto de 40 obras que ficarão espalhadas na cidade de São Paulo.

    Artistas plásticos selecionados personalizaram esculturas em fibra de vidro para expressar a importância do rádio no cotidiano dos paulistas. As peças ficarão nas ruas e praças em espaço acessível ao público.

    A homenagem aos 100 anos do rádio no Brasil e aos 87 da associação paulista contou com a participação do presidente da AESP, Rodrigo Neves, e do diretor da Band Campinas, Luiz Arthur Abi Chedid.

    “Essa homenagem é um agradecimento à alegria que o rádio traz para todos nós!”, afirmou Rodrigo Neves.

    No mês em que a primeira transmissão de rádio no Brasil completa 100 anos, a Kantar IBOPE Media lançou o estudo Inside Radio 2022. A pesquisa foi realizada em 13 regiões brasileiras e apontou que o veículo é ouvido por 83% da população, o que representa um aumento de 3% em comparação a 2021. Em média, cada ouvinte gasta 3h58 com o rádio por dia.

    A evolução de como o conteúdo é consumido também chama a atenção: 80% ouvem pelo rádio comum, 26% pelo celular, 4% em outros equipamentos e 3% pelo computador. A aferição da credibilidade é outro destaque: 56% dos entrevistados dizem que confiam no veículo para se manterem informados. Essa confiança pode ser determinante para a manutenção ou chegada de novos anunciantes.

    Segundo o Inside Radio 2022, 82% dos ouvintes se lembram de ter ouvido propagandas no rádio e quase 40% já converteram o anúncio escutado em compras ou pesquisas. Em números consolidados, 6.677 anunciantes e 7.065 marcas investiram em rádio no 1º semestre de 2022, um aumento de 31% e 38%, respectivamente, em comparação a 2021.

    A CEO Brasil da Kantar IBOPE Media, Melissa Vogel, acredita que a primeira transmissão de rádio foi uma “mudança definitiva na história do áudio no Brasil” e que essa trajetória, até hoje, foi marcada pela emoção, companheirismo e evolução. “Enquanto nossas histórias se cruzam, a melodia dos nossos dados parece deixar bem claro que o rádio seguirá se adaptando e, em reinvenção, evoluindo junto com novas formas de consumo de mídia”, finaliza Vogel.

    Os 100 anos do rádio no Brasil, o bicentenário da Independência e o convite para a participação no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão foram temas da agenda do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, durante a semana, em Lisboa (Portugal).
     
    Acompanhado do diretor geral Cristiano Lobato Flôres, Lara Resende se encontrou com o embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreiro Silva. Na Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), a reunião foi com o conselheiro Sandro Mendonça e na visita à Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR) e à Rádio e Televisão Portugal (RTP), a diretoria da ABERT foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração, Nicolau Santos.

    Os encontros em Portugal deram início ainda aos preparativos do I Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão, previsto para dezembro deste ano.

    Uma ação promovida pela ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) reuniu, ao longo da semana, centenas de alunos de escolas estaduais que participaram da exposição itinerante Rádio em Movimento.

    As três réplicas de aparelhos antigos estilo capelinha, com intervenção artística de Luciano Martins, Caio Borges e Xico Bracht, foram apresentadas às crianças de 8 a 12 anos dos municípios de Chapecó, Caçador e Lages. Convidados a pintar o desenho do rádio, os alunos receberam um diploma da ACAERT. As escolas também foram premiadas com uma caixa de som que sintoniza as emissoras de rádio.

    Em Belo Horizonte (MG), a AMIRT (Associação Mineira de Rádio e Televisão) está promovendo uma exposição dos aparelhos personalizados pelos artistas mineiros Fernando Pacheco, Carlos Bracher e Elias Layon no Mercado Central de BH. Até sábado (17), o público poderá conhecer as peças artísticas no local.

    A Mostra Rádio em Movimento tem mobilizado as associações estaduais de radiodifusão, artistas plásticos e redes sociais, com a exposição e divulgação dos aparelhos modelo capelinha – representantes dos 26 estados e do Distrito Federal – na homenagem aos 100 anos do rádio no Brasil.
     
    Até o dia 25 de setembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Rádio, o público poderá votar na peça preferida, trabalhada por artistas brasileiros escolhidos para celebrar a importância do meio, que integra o Brasil de ponta a ponta. Os temas que compõem as obras artísticas remetem à natureza, memórias afetivas dos autores, personagens e culturas locais.

    A Mostra é uma iniciativa da ABERT em comemoração ao centenário do rádio no Brasil, da Semana de Arte Moderna e aos 60 anos da ABERT. Cada finalista estadual terá sua peça exposta no Museu Nacional da República, em Brasília, no mês de novembro.

    Os rádios modelo capelinha, já personalizados, estão disponíveis em abert.org.br/radioemmovimento.

    Escolha o seu preferido!

    Daqui a dois meses, Brasília será palco do maior evento de rádio e TV do país: o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão. Nos dias 16 e 17 de novembro, empresários e profissionais de emissoras, autoridades públicas e lideranças políticas, além de personalidades nacionais e internacionais se reunirão no Royal Tulip Alvorada, na capital federal.

    O lote promocional dos ingressos se encerrará no dia 30 de setembro. Para garantir a participação, acesse https://congressoabert.org.br/. No site, há também sugestões de hospedagens com hotéis parceiros. Não fique de fora! Participe!

    Lembre-se de que associados ABERT têm 5% de desconto nas inscrições e aqueles que também participam do Clube Mais ABERT têm desconto de 10%. Para ter acesso ao valor reduzido, clique no link que foi enviado para o seu e-mail ou entre em contato pelo telefone (61) 3034-3530, caso não tenha recebido a mensagem.

      SAF Sul Qd 02 Ed Via Esplanada Sl 101 Bl D Brasília - DF CEP:70.070-600

      Email: abert@abert.org.br

      Telefone: (61) 2104-4600

      Telefone: 08009402104

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